Plano de Flexibilização
Operação Proteção avança e mais 21 academias da Capital são fiscalizadas nesta terça-feira
28/07/2020 | 18:50 | 1086
Seguindo o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), equipes do Procon-JP fiscalizaram, nesta terça-feira (28), academias localizadas nos Bancários, Miramar, Jardim Cidade Universitária e em bairros da Orla da Capital. O principal objetivo da Operação Proteção é garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos estabelecimentos, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos descritos no decreto n° 9.537/2020, publicado em edição especial do semanário do dia 24 de julho.
Vinte e uma academias receberam a visita dos agentes de fiscalização, que notificaram os estabelecimentos pelas irregularidades a respeito da presença de bebedouros, distanciamento entre as máquinas menor que 1,5 metros, desligamento das catracas eletrônicas e demarcação das maquinas que não estavam funcionando por causa do distanciamento. Algumas academias foram encontradas fechadas durante a ação.
Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: o limite de 50% da capacidade de alunos; atendimento individual e por agendamento; não realização de aulas coletivas; uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e alunos; distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; distanciamento de aparelho, equipamentos e máquinas de, no mínimo, 1,5 metro; disponibilidade de álcool em gel; limpeza permanente dos aparelhos depois do uso para o próximo aluno; e proibição do uso de bebedouro.
Ação nos mercados – Também nesta terça-feira, a Defesa Civil de João Pessoa coordenou uma ação de higienização no Mercado Público do Valentina. Os mercados estão passando por uma limpeza visando garantir a segurança da população em relação ao coronavírus. Nesta quarta-feira (29), a ação acontece no Mercado do Alto do Mateus, a partir das 14h.
Força-tarefa – Esse trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Meio Ambiente (Semam) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o mais recente decreto municipal de combate a pandemia.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
procon -
Tags
academias covid operação proteção plano de flexibilização procon