Saúde bucal itinerante

Odontomóvel realizou mais de 2.700 atendimentos em 2022

29/12/2022 | 15:00 | 1014

O Odontomóvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que presta assistência itinerante em saúde bucal, realizou, neste ano de 2022, um total de 2.728 atendimentos, com uma média de mais de 220 por mês. O serviço da Prefeitura de João Pessoa complementa a linha de cuidado com a saúde da boca ofertada pela Rede Municipal que acontece rotineiramente na Atenção Básica, Especializada e Hospitalar.

Popularmente chamado de Odontomóvel, a Unidade Odontológica Móvel (UOM) é o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal, uma estratégia do Ministério da Saúde e tem como objetivo ofertar atendimentos odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, como nas áreas descobertas.

“O Odontomóvel está sempre presente em diversas ações da Prefeitura, como a Caravana do Cuidar, além de ter um calendário de atendimentos onde promove assistência de saúde bucal nos residenciais do Município, nas comunidades quilombolas e outros. Apenas este ano foram 237 ações realizadas com a nossa Unidade Odontológica Móvel”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Camila Castelo Branco.

Além dos mais de 2.700 atendimentos, a unidade itinerante realizou 4.581 procedimentos odontológicos, entre extrações (1.233), raspagens (981), restaurações (788), profilaxia (650), aplicação de flúor (542) e outros (387). Do público atendido, 59% eram mulheres. Também foram atendidos 298 moradores de rua e 68 gestantes. Durante as ações do UOM foram distribuídos 80 kits de saúde bucal.

Em João Pessoa, o Odontomóvel auxilia aos serviços prestados pela Rede de Saúde Bucal desde 2014, tendo realizado cerca de 10.000 atendimentos desde então. A UOM oferece todos os procedimentos que são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) pela Estratégia de Saúde da Família, como: profilaxia, raspagem supra e subgengival (limpeza da gengiva), aplicação tópica de flúor, restaurações, extrações dentárias.

Quando necessário a continuidade dos atendimentos realizados no Odontomóvel, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes atendimentos aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a Rede de Saúde Bucal conta com 192 equipes, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

A Rede Municipal de Saúde oferta atendimentos especializados em saúde bucal em quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados em Jaguaribe, Cristo, Torre e Mangabeira, estes dois últimos funcionando 24h. Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais e outros.

Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações Não Governamentais (Ongs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa, que contam com dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.