Dicas e orientações
Nutricionista da Prefeitura de João Pessoa recomenda hábitos alimentares saudáveis para aproveitar o verão
20/01/2025 | 07:30 | 365
Verão é tempo de lazer e descontração, mas também exige cuidados especiais com a alimentação para garantir a saúde e o bem-estar. Por isso, nutricionistas alertam que é necessário adotar hábitos alimentares mais leves e saudáveis durante as férias de verão, principalmente devido ao aumento das temperaturas.


A nutricionista Bethânia Ramos, que atua na Prefeitura de João Pessoa, orienta que, para manter o corpo hidratado e bem nutrido durante a estação mais quente do ano, a alimentação deve ser rica em frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras.
“As carnes magras, especialmente as brancas, como frango e peixe, são ideais, pois são de fácil digestão, ajudando a evitar sobrecarga no organismo. Com o calor excessivo, a desidratação é uma preocupação constante, por isso a ingestão de líquidos como água, chás gelados, sucos naturais e água de coco também é essencial”, explicou.
Outra recomendação da nutricionista é evitar o consumo de alimentos em locais com infraestrutura e higienização precária, o que pode aumentar o risco de contaminações alimentares. “Além de ficar atento à higiene do local, deve-se evitar o consumo de frituras, alimentos gordurosos, açucarados, maioneses e molhos caseiros, que podem comprometer a saúde do indivíduo”, destacou.
A escolha de alimentos naturais e saudáveis também é recomendada, especialmente quando se está em ambientes como praias e piscinas. Neste caso, a orientação é levar alimentos preparados de maneira segura e manter uma boa refrigeração, para evitar qualquer risco de deterioração. “Optar por alimentos frescos e naturais contribui para uma alimentação equilibrada e preserva a saúde, sem perder o prazer do verão”, concluiu.
Serviço – Em casos de mal-estar causados pela ingestão de alimentos, o cidadão pode procurar atendimento médico em uma unidade de saúde da família (USF), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.


No período da noite ou aos finais de semana, a população pode se dirigir a uma das quatro unidades de pronto atendimento (UPAs) da Capital, localizadas nos bairros de Jardim Oceania, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Secom -
Secretarias
sms -
Tags
alimentops nutricionista saudáveis Saude verão