Meio ambiente

Novo Viveiro Municipal terá espaço para Educação Ambiental e produção de mudas de árvores nativas

11/03/2021 | 16:20 | 1257

A Prefeitura de João Pessoa, por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está revitalizando uma área verde onde vai funcionar o novo Viveiro Municipal de Plantas Nativas. O local está sendo adequado para funcionar como um espaço para educação ambiental, onde as pessoas poderão ter contato com todos os processos de produção das mudas de árvores – do preparo das sementes, das mudas até poder vislumbrar e entender como se desenvolve e nasce uma árvore.

A nova área fica perto do antigo Viveiro, no Valentina Figueiredo, e foi cedida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura. Nessa primeira fase, os técnicos estão fazendo a limpeza do local, preparando áreas onde serão instalados uma câmara fria para acondicionamento das sementes e mudas, escritório, depósito de ferramentas, área para palestras e atividades educacionais, instalação do sistema de irrigação e ainda o meliponário didático.

Seis caixas do meliponário já foram transferidas para o local. Nessas caixas são criadas e reproduzidas abelhas Uruçu (Melipona scutellaris), uma espécie sem ferrão, nativa do Brasil. As abelhas do tipo Uruçu não oferecem risco ao público que visitar o Viveiro e o meliponário será utilizado nas ações de educação ambiental, para que a população tenha conhecimento da importância desse tipo de abelha na polinização das espécies vegetais da Mata Atlântica.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que o Viveiro é de extrema importância para a preservação e recuperação das áreas verdes, bem como nas ações de educação ambiental. “O Viveiro é o local onde nasce o verde de nossa capital, onde são produzidas mudas utilizando técnicas profissionais, a partir de árvores matrizes georeferenciadas. Sem dúvida um espaço que será tratado com todo cuidado por esta gestão”, afirmou.

No novo espaço os técnicos da Semam darão continuidade à produção de mudas de árvores nativas, que serão utilizadas no plantio urbano, na recuperação de áreas degradadas e distribuídas com a população que procura o Viveiro. Assim que o Viveiro estiver pronto para receber as pessoas que desejam pegar uma muda, a população será avisada por meio dos canais de comunicação da Prefeitura de João Pessoa.