Serviços Urbanos

No mês da Agricultura, Cecaf comercializa mais de 36 toneladas de alimentos

28/10/2020 | 09:00 | 535

No dia 17 de outubro, foi comemorado o Dia da Agricultura e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui um espaço importante de valorização dessa atividade econômica. A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no José Américo, reúne 123 agricultores familiares de 28 municípios paraibanos. O espaço é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e funciona desde 2015.

No mês de setembro, a Cecaf comercializou quase 50 toneladas de alimentos, chegando a 49.800,105 kg vendidos. No mês de outubro, até o dia 17, os agricultores já comemoram a marca de 36.795.655 kg comercializados. “Levando em consideração que a nossa feira funciona às quintas e sábados, os números são muito bons. O nosso diferencial é que conseguimos fazer com que os produtos cultivados pelos produtores saiam do campo direto para a mão do consumidor, garantindo um maior lucro para os produtores e um poder de negociação melhor para os clientes”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

A Cecaf é conhecida pela higiene, organização e qualidade dos produtos comercializados. No local é possível encontrar frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, sendo ofertados a preços acessíveis, além de artesanato e produtos orgânicos.

No local só expõem as mercadorias agricultores familiares, cadastrados na Sedurb, que sejam vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e/ou à alguma cooperativa. “São pessoas que têm a agricultura como principal atividade e que hoje conseguem comercializar seus produtos e ter o lucro merecido do esforço que fazem na lida com o campo”, reitera Rogeany.

Localização – A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112 (vizinho ao NATU-TRE). As feiras da agricultura familiar acontecem sempre às quintas e sábados, das 5h às 12h.