Prevenção

No ‘Dia Nacional de Vacinação’, Prefeitura alerta sobre importância da imunização contra meningite

17/10/2022 | 11:00 | 1446

Nesta segunda-feira (17), ‘Dia Nacional de Vacinação’, o município de João Pessoa comemora o avanço da Campanha contra Poliomielite que atingiu a marca de 88,79% de crianças imunizadas, se colocando em primeiro lugar no ranking das capitais no Brasil para as coberturas vacinais e, segue o desafio para ampliar outras vacinas, que ainda acendem um alerta e necessitam de vigilância contínua, principalmente as doenças que são imunopreviníveis.

O aumento de casos de meningite tem preocupado os profissionais de saúde em todo País. A doença voltou a circular em vários estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Só na Capital Paulista, foram registradas dez mortes, além de 58 diagnósticos, neste ano. Na Paraíba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2022 já foram notificados 38 casos da doença e dez mortes.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla a prevenção contra meningite para todas as fases da vida. A meningocócica C está disponível para crianças três e cinco meses e com o reforço aos 12 meses de idade. Para ampliar a cobertura a Meningo C também estará disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos (até fevereiro de 2023) e adultos (desde que sejam trabalhadores da saúde). Já, a vacina meningocócica ACWY foi ampliada e será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 e 14 anos. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

“Considerada uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção”, esclareceu Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Vacinas que protegem contra diversos tipos de meningite e estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde:

-Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Esquema vacinal: 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade; e, adultos – desde que sejam trabalhadores da saúde;

-Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 14 anos de idade, a depender a situação vacinal.

“Seguimos o trabalho preventivo e alerta, vigilantes com a saúde da população pessoense, que tem que compreender que as vacinas podem salvar, é a melhor forma de prevenção. É rápida e segura!”, completou Fernando Virgolino.

1º lugar contra Poliomielite – No território nacional, João Pessoa está em primeiro lugar entre as capitais, na frente de Macapá (86,38%), Belo Horizonte (74,17%), Florianópolis (67%), Vitória (65,62%), Aracaju (65,57%), São Paulo (60,30%), Manaus (58,83%) e Palmas (54,17%).

Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:

Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h

Policlínicas Municipais: – 7h às 17h

Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h

Mangabeira Shopping: 13h às 22h

Pular para o conteúdo