Valorização da equipe

No Dia do Psicólogo, Instituto Cândida Vargas realiza homenagem aos profissionais do setor

27/08/2021 | 18:30 | 1728

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Secretaria de Saúde de João Pessoa, realizou, na manhã desta sexta-feira (27), um café da manhã em homenagem aos profissionais do setor de psicologia da maternidade. O ICV conta com 15 psicólogos, que atuam diretamente no cuidado à saúde integral da mulher e na saúde materno-infantil. O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto.

Na ocasião, foi entregue uma lembrancinha simbólica, como forma de valorizar os trabalhos desenvolvidos por esses profissionais. “A mensagem que eu deixo para esse dia é que a nossa profissão tenha a responsabilidade de oferecer um cuidado humanizado e integral para todas essas mulheres que procuram o nosso serviço. Nesse sentido, parabenizo cada psicólogo que faz parte dessa instituição”, disse a coordenadora de psicologia do ICV, Poliana Dantas.

No Instituto, os profissionais da área realizam desde atendimentos individuais até atendimentos coletivos. “São diversas atribuições que nós temos. A psicologia hospitalar deve trabalhar com o paciente, família e profissional de saúde, então, aqui nós atendemos desde as pacientes, as gestantes, as puérperas, até os seus familiares e acompanhantes, como também a demanda dos próprios profissionais da Cândida Vargas”, contou a coordenadora.

Presente no café da manhã, com a lembrança que ganhou na mão, a psicóloga da maternidade, Emília Medeiros, destacou a importância da data e dos trabalhos do psicólogo. “Gostaria de falar da minha alegria em fazer parte da equipe da psicologia do Instituto e poder comemorar o dia do psicólogo, que nós tenhamos a arte de ouvir, compreender e auxiliar o outro a suavizar as próprias dores e sofrimentos. Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, frisou.

Além desses atendimentos individuais ou junto ao leito, é realizado atividades coletivas, como rodas de conversas com as mães da UTI, atividades de prevenção e promoção de saúde, falando sobre planejamento familiar, amamentação, aspectos psicológicos da gestação e do parto, a importância do vínculo afetivo mãe bebê, então, são inúmeras temáticas que são trabalhadas.

“É importante frisar que a gente realiza atividades de educação e saúde com formações para os profissionais, como o que teve o treinamento de humanização para vigilantes, recepcionistas, além de outras atividades em educação e saúde, onde a gente fala de temas de saúde mental nesse campo materno-infantil”, revelou Poliana Dantas.

Pular para o conteúdo