Reconhecimento
No Dia do Funcionário Público Aposentado, IPM-JP destaca avanços para a categoria que renderam três prêmios nacionais
17/06/2023 | 09:00 | 766
O Dia do Funcionário Público Aposentado é comemorado neste sábado (17) e a Prefeitura de João Pessoa ressalta os cuidados e avanços para a categoria desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021. O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP), responsável por gerir a previdência do quadro de funcionários da Prefeitura, ganhou três prêmios nacionais recentemente, como forma de reconhecimento do trabalho realizado para a população pessoense.
O IPM-JP foi 4º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – edição 2023; 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária; e 7º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos – edição 2023. Todos promovidos pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
“Nesse Dia do Funcionário Público Aposentado, nós temos muito a comemorar. Aproveitamos para renovar o nosso compromisso em dar continuidade ao nosso trabalho com excelência à frente do IPM-JP nas práticas de gestão, desde os processos de análise e concessão dos benefícios, à melhoria de procedimentos administrativos internos, como no atendimento ao beneficiário, transparência, controles internos e educação previdenciária, honrando o empenho e dedicação dos servidores do nosso município”, destacou a superintendente do IPM-JP, Caroline Agra.
O Instituto também comemora o crescimento de 48% no seu patrimônio líquido, após bater a marca de meio bilhão de reais no mês de maio de 2023. O resultado rendeu o 7º lugar no IV Prêmio Destaque Brasil de Investimentos – edição 2023, promovido pela Abipem. Em janeiro de 2021, início da gestão do prefeito Cícero Lucena, o patrimônio do IPM-JP somava R$ 341.038.469,62, saltando para R$ 506.403.640,48, em 2023, representando um crescimento de 48%.
“Esse é um dos maiores indicativos do compromisso da atual gestão com a saúde atuarial do município de João Pessoa. Os principais motivos de um crescimento de mais de 48% na janela são por uma carteira diversificada e a significativa alocação em Títulos do Tesouro Nacional, que mesmo em momentos de grande turbulência econômica garantiram retornos concisos e perenes”, comemora a superintendente do IPM-JP.
“Esse patrimônio representa a segurança do Sistema Previdenciário do Município de João Pessoa, tanto para os servidores aposentados, como para os servidores ativos que estão trabalhando, com a segurança de que vão se aposentar no futuro e vão ter um regime sólido que vai garantir a sua aposentadoria”, ressalta.
O mais importante, segundo ela, é que a evolução do patrimônio tem a ver com a seriedade com que a atual gestão trata a previdência no município. “Temos uma gestão absolutamente técnica, coesa que permite com que tenhamos esse crescimento econômico. Esse crescimento se deve ao nosso Comitê de Investimento, que é um comitê forte com pessoas técnicas, capacitadas, todas certificadas pelo Ministério da Previdência, fazendo com que as decisões de onde se vai investir o dinheiro previdenciário sejam tomadas de maneira segura e sólida”, garantiu Caroline Agra.
O IV Prêmio Destaque Brasil de Investimentos – edição 2023 reconhece e divulga instituições que apresentem as melhores práticas na realização e acompanhamento dos investimentos de sua carteira, dentro do segmento de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O IPM-JP concorreu na categoria 4, acima de 6.000 ativos, concorrendo com mais 13 instituições, ficando à frente de capitais como Manaus (AM), Belém (PA), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Maceió (AL).
Outras premiações – Em 23 de maio de 2023, o IPM-JP conquistou o 4º lugar na V edição do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais, a maior associação de RPPSs Estaduais e Municipais do Brasil, na categoria municípios com até 10.000 beneficiários. Outra premiação garantida pelo IPM-JP foi a de 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária.
Benefícios – A superintendente do IPM, Caroline Agra, lembra que a Prefeitura de João Pessoa mantém diversos serviços e benefícios através do Instituto para cerca de 7.700 beneficiários, entre aposentados e pensionistas.
Os aposentados e pensionistas dispõem do Clube de Vantagens, que oferta descontos e promoções em ampla rede de conveniados da Capital. Os descontos chegam até 50% em farmácias, clínicas médicas, planos de saúde odontológicos, óticas, lavanderias, escolas de idiomas, restaurantes, pet shops, entre outros. A lista completa pode ser conferida no site do IPM. Para ter direito ao benefício basta apresentar o contracheque e documento com foto.
Serviços online – Para os serviços de autoatendimento, os beneficiários podem dispor de diversas informações no site, a exemplo de emissão de ficha financeira, declaração de Imposto de Renda e consulta de andamento de processos. Caso nenhum dos serviços atenda a demanda, o usuário pode fazer um agendamento para atendimento presencial na sede do IPM.
Contato – Visando a melhoria do atendimento aos usuários, o IPM realizou alterações de tecnologia na Central de Telefonia e o número de telefone do IPM-JP mudou. Os novos números são (83) 3213-4646, 3213-4647 e 3222-1005 para contatos via WhatsApp.
Serviços realizados pelo IPM-JP:
• Concessão e revisão de aposentarias e pensões para servidores da PMJP;
• Planejamento atuarial da PMJP;
• Cartilha de benefícios e Clube de Vantagens;
• Emissão de contracheque;
• Administração do Fundo Previdenciário;
• Administração e pagamento da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas;
• Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição para servidores da PMJP;
• Serviço social para comprovação de Prova de Vida;
• Recenseamento anual dos aposentados e pensionistas vinculados ao IPM-JP;
• Educação previdenciária para os servidores ativos e inativos da PMJP.
-
Texto: Ângela Costa
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
ipm -
Tags
Aposentado IPM prêmios Previdência