Rede Municipal
Na terceira etapa da retomada, mais de 11 mil estudantes voltam às salas de aula nesta quarta
08/09/2021 | 08:30 | 1285
A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de 11,3 mil alunos nesta quarta-feira (8). São estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e do EJA, grupo que compõe a terceira etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto. O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena, na Escola Radegundes Feitosa, no bairro José Américo.
“Este é um momento muito importante na vida dessas crianças. A Prefeitura realizou um grande planejamento para devolver aos nossos estudantes a esperança de um futuro melhor. Todas as medidas necessárias, desde a vacinação dos professores até os protocolos sanitários foram pensados e estamos aplicando tudo com cuidado para garantir que até o final do mês todos os alunos tenham retomado”, explicou Cícero.
Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 25 mil alunos em sala de aula, o que representa 35% do total. Esta é a terceira etapa do cronograma. A primeira incluiu alunos com idade de 3 anos dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e a segunda as crianças de 4 e 5 anos da pré-escola.
Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.
Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.
De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem. “Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem e até agora não tivemos nenhum positivo. Isso vai continuar sendo feito”, afirmou.
A secretária ainda explicou que cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. “Isso tudo para que tenhamos tranquilidade e possamos concluir a retomada por ser um grande avanço para esta meninada que está há tanto tempo em casa”, afirmou.
O estudante do 2° ano Cauã Gabriel, de sete anos, estava animado em seu primeiro dia de aula. “Tava com saudades da escola, dos meus amigos e da professora”, contou. A mãe, a doméstica Rafaela Carla, aprovou a volta às escolas. “Estou feliz por ter voltado, pois vou trabalhar e sei que ele vai estar aqui bem guardado”, afirmou.
Calendário de retorno presencial das aulas
08/09 – 1° e 2° anos do ensino fundamental e ciclos I e II da EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do ensino fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do ensino fundamental e ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do ensino fundamental e creis (2 anos e berçário)
Semanas alternadas
Creis
1° semana – grupo A
2° semana – grupo B
Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA
1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
-
Texto: Arthur Araújo e Alexandre Quintans
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sérgio Lucena -
Secretarias
sedec -
Tags
aulas presenciais Cícero Lucena educação eja ensino fundamental escolas prefeito retorno