Musical infantil ‘Estórias’ será encenado no Parque da Bica neste domingo

28/09/2019 | 10:00 | 1272

O medo e as suas especificidades são as temáticas trabalhadas no espetáculo infantil musicado ‘Estórias’, que será encenado neste domingo (29), às 16h, no novo Parque da Bica, no Roger. A classificação é livre e a entrada para o parque custa apenas R$ 2,00.

Em cena, o público vai se divertir com cantadores de violas, pífanos, rabecas e emboladores de coco cantando, dançando e resgatando versos da literatura infantil. No elenco estão os atores Itamira Barbosa, Naná Vianna, Nina Elssia e David Muniz. A direção musical e paisagem é de Alice Lumi, trilha sonora original de Carlos Anísio e Valeska Picado, concepção cenográfica e figurino assinados por Maurício Germano e maquiagem de Naná Vianna.

A construção narrativa desta peça tomou por base as pesquisas na área registrada pelo jornalista alagoano, radicado na Paraíba, Altimar Pimentel, falecido em 2008. Esse material foi deixado no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuppo/UFPB). A construção do texto teve o apoio técnico de Ana Cristina Marinho, professora do Departamento de Letras da UFPB, que vem desenvolvendo pesquisas na área de literatura infantojuvenil.

A cenografia, o figurino e a maquiagem serão inspirados na estética Armorial buscando um caráter poético e uma constante preocupação com o belo mesmo quando se tratar do grotesco, pretendendo provocar o encantamento pela cultura nordestina. A ideia é envolver as crianças em cada história de forma que, ao final do espetáculo, a reflexão se faça presente.

Engenho Produções – O espetáculo foi contemplado no edital do Fundo Municipal de Cultural (FMC), no ano de 2012. O grupo já se apresentou em várias escolas públicas de João Pessoa, participando de vários festivais e mostras de artes cênicas.

AnimaCentro – As atividades, que acontecem no Novo Parque da Bica, estão inseridas nas ações culturais do projeto AnimaCentro, que oferece programação cultural gratuita e tem o objetivo de fortalecer as artes, valorizar os artistas locais e popularizar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão. O projeto acontece em vários polos da cidade.

Serviço:

Espetáculo infantil musicado: Estórias