Janeiro Branco
Música, sarau poético e emoção marcam lançamento de livro escrito por usuários do Caps Gutemberg Botelho
26/01/2023 | 20:00 | 669
A solenidade de lançamento do livro ‘PoeticaMENTE Livre’, escrito por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, foi bastante prestigiada, na tarde desta quinta-feira (26), na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A iniciativa é parte integrante das ações do Janeiro Branco, onde a sociedade se volta para a atenção às questões e demandas relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.
Música, poesia e depoimentos emocionantes fizeram parte do evento, que contou também com um sarau poético e a presença de usuários e profissionais do serviço. A tiragem desta primeira edição é de 200 exemplares, que serão distribuídos pelos poetas/usuários do serviço, conforme planejamento pessoal de cada um.
“Isso tudo que estamos conferindo aqui no lançamento do livro ‘PoeticaMENTE Livre’ é o resultado das oficinas de poesia, realizadas semanalmente no Caps Gutemberg Botelho, onde nossos poetas colocaram seus sentimentos, medos e angústias. Passamos por diversas etapas, a exemplo de reuniões, edições, escolha da capa e finalização. A partir disso fizemos essa verdadeira obra literária junto com nossos usuários”, revelou Ana Karina, diretora do Caps Gutemberg Botelho.
‘PoliticaMENTE Livre’ – O livro é a representação de sentimentos em forma de poesias, que foram extraídas nos encontros semanais dos usuários do Caps Gutemberg Botelho. Nele, os integrantes expressam seus sentimentos através da escrita e são protagonistas de todo o processo. Esses encontros nada mais são do que momentos que são chamados de oficinas terapêuticas com a presença de usuários e um psicólogo facilitador. Em linhas gerais, a obra é a valorização do usuário de saúde mental, manifestada em formato de um grupo terapêutico chamado ‘Temos Lindos Poemas Mentais’, que se transformou no livro ‘PoeticaMENTE Livre’.
Caps Gutemberg Botelho – No Caps Gutemberg Botelho são atendidos pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Para ter acesso ao atendimento, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por alguma unidade de saúde da família (USF).
No centro, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. O Caps Gutemberg Botelho está localizado na Avenida Minas Gerais, nº 409, no Bairro dos Estados.