Nesta terça-feira

Município de Marcação recebe a caravana da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

17/10/2023 | 07:00 | 656

Nesta terça-feira (17), o município de Marcação (PB) receberá a Caravana da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa. A segunda parada será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Emília Gomes da Silva, localizada na Av. João Ferreira dos Santos, no Centro da cidade.

A coordenadora do Centro de Relacionamentos Eletrônicos da Secitec, Jaqueline Figueredo, explicou que as atividades começam às 9h da manhã com palestras sobre desenvolvimento sustentável. Na tarde, os alunos participam das oficinas rede, oficina de eletrônica com ênfase em Robótica, e oficina de Artes ministrada pelos técnicos e educadores da Secitec.

A Caravana – O Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil instituiu a 20ª SNCT, que inclui a caravana como uma de suas atividades. O principal objetivo é proporcionar oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para os alunos das escolas.

“Em todos os municípios estaremos levando conhecimento em Ciência e Tecnologia, sobretudo, com relação a questão ambiental para que os jovens não façam o descarte incorreto do material e poluam ainda mais o meio ambiente, além de oficina sobre montagem de computadores e outras ações transversais e colaborativas”, explicou Jaqueline Figueiredo.

O próximo destino da caravana será na Escola Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental Virgínio Veloso Borges no município de Pilar (PB), localizada na Av. Anísio Pereira Borges, 189, Centro.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – A 20ª SNCT acontecerá em João Pessoa de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Este ano, o evento tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e é apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba, além de instituições de pesquisa científicas como o CNPq, FNDCT e Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre anualmente desde 2004, estabelecida por meio de decreto presidencial em 9 de junho de 2004. Neste ano, o evento inclui não apenas a caravana, mas também outros eixos temáticos, como a Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Competição de Jogos (games), Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba, 1º Desafio Paraibano em Ciências, entre outros.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, destacou a colaboração importante de várias instituições, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau, Unipê e empresas como Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep e EPC, enfatizando que sem eles nada disso seria possível.

SERVIÇO:

CARAVANA DA 20ª SNCT20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Terça-feira (17) Município: Marcação (PB) – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Emília Gomes da Silva, na Avenida Joao Ferreira dos Santos, Centro.

Quarta-feira (18) – Pilar (PB)

Próximos: Mulungu (19), Salgado de São Félix (20), Rio Tinto (23), Alhandra (24), Itabaiana (25), Conde (26), Lucena (27), Areia (30), Capim (31), Cuité de Mamanguape (3 novembro) e Itapororoca (6 de novembro).