Agosto Dourado

Mulheres participam de atividades de incentivo à amamentação no Instituto Cândida Vargas

04/08/2022 | 20:00 | 1080

Dentro da programação do mês ‘Agosto Dourado’, diversas mulheres do Instituto Cândida Vargas (ICV) têm participado de rodas de conversas para adquirir novos conhecimentos sobre o ato de amamentação. Durante todo o dia desta quinta-feira (4), a equipe de enfermagem do Banco de Leite Humano Zilda Arns esteve realizando atividades de fortalecimento ao Aleitamento Materno, através de dinâmicas. Nesta sexta-feira (5), as ações continuam nos alojamentos da maternidade mantida pela Prefeitura de João Pessoa.

Para Luciana Alexandre, mãe interna no ICV, as informações repassadas pela equipe da maternidade têm sido importantes para manter os cuidados com o bebê, desde a amamentação a outros conhecimentos. “As enfermeiras me orientaram como amamentar e tiraram minhas dúvidas, e graças a Deus meu bebê está mamando bem”, destacou.

Daiane Santos Cavalcante pensa desta maneira e não se limitou em manifestar seus elogios aos cuidados oferecidos pelos profissionais da Instituição. “Quero agradecer o carinho das enfermeiras do banco de leite comigo e com meu bebê, elas me ensinaram como é que segura corretamento o meu filho no meu seio e com isso estou muito feliz”, contou.

Um stand foi montado para abordagens e incentivo ao Aleitamento Materno, durante toda essa primeira semana de agosto, como forma de incentivo para os funcionários e acompanhantes tirarem dúvidas acerca do aleitamento materno.

“Com a campanha de Aleitamento Materno, o nosso Banco de Leite Humano capta mulheres que estejam amamentando e que tenham o desejo de doar o seu excedente de leite materno para os bebês prematuros nascidos nesta instituição e que estão internos nas Unidades Neonatais”, disse a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.

Doação – Na Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 1 a 7 deste mês, o ICV incentiva a doação de leite. O Banco de Leite Zilda Arns realiza as atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então coleta o leite em um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO DO ICV:

Sexta-feira (05)

09h (Alojamentos da maternidade)

Atividade de fortalecimento ao aleitamento materno

20h (Alojamentos da maternidade)

Sábado (06)

10h – 19h (Alojamentos da maternidade)

Domingo (07)

08h (Alojamentos da maternidade)

Atividade de fortalecimento ao aleitamento materno

14h (Unidade de cuidados às gestantes – UCG)

Pintura gestacional