Mês comemorativo

Mulheres da Casa Mãe Bebê têm ‘Dia da Beleza’ em ação do Instituto Cândida Vargas

13/03/2023 | 20:00 | 702

Cuidar da beleza contribui para elevar a autoestima. Com essa proposta, o Instituto Cândida Vargas (ICV), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, realizou, na tarde desta segunda-feira (13), o Dia da Beleza. A atividade especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na Casa Mãe Bebê, anexo da maternidade, e contou com cortes de cabelo, maquiagem e manicure, uma ação que teve o objetivo de estimular os cuidados pessoais.

Foram beneficiadas as mulheres que estão na Casa Mãe Bebê acompanhando o tratamento dos filhos internados na unidade de terapia intensiva ou semi-intensiva da maternidade. Flávia Claudentino, que está sendo acolhida no serviço há mais de dois meses, elogiou a ação. “Foi maravilhoso participar desse momento, pois estamos aqui há meses e ter esse dia para se cuidar é ótimo. É importante para nossa autoestima, pois nos sentimos mulher, plena e bonita, além de reafirmar que somos mães”, disse.

O Dia da Beleza contou com uma equipe de voluntárias, que ofereceu serviços de corte de cabelo, manicure e maquiagem. “Gosto de fazer esse tipo de trabalho, pois ajudo essas mulheres a se cuidarem e se sentirem belas, valorizando a beleza que elas já têm. Aqui elas se sentem ainda mais mulher e mãe”, disse a cabeleireira de 40 anos de profissão, Nalva Andrade.

Segundo a coordenadora da Psicologia do ICV, Poliana Dantas, a autoestima leva a mulher a possuir um senso de humor e pensamentos positivos em relação a si e ao mundo externo. “Foi positiva essa ação. Sabemos que essas mães encontram-se bem frágeis no dia a dia no hospital e com essa atividade especial, elas falaram sobre suas experiências e com isso ficaram mais leves, pois ouviram e falaram”, afirmou.

A gerente administrativa do ICV, Marina Pessoa, destacou o objetivo da gestão municipal em valorizar as mulheres que passam pela unidade de saúde. “Com o mês voltado para a mulher, a gestão da maternidade, com orientação do prefeito Cícero Lucena, se compromete ainda mais em cuidar e acolher essas mães da melhor forma, pois muitas estão com saudade da família, precisando de uma atenção especial e garantimos isso”, reforçou.

Toda a semana acontece rodas de conversa na Casa Mãe Bebê, mas esse mês, a programação é especial para as mulheres, com temáticas voltadas para elas. A coordenadora do Serviço Social do ICV, Liane Guerra de Gusmão, adiantou o tema da ação da próxima semana, que acontece na segunda-feira (20). “Teremos uma oficina de trabalhos manuais, que tem como finalidade aumentar a autoestima das mães, pois com o resultado, elas vão se sentir ainda mais capazes, além de dar condições para que elas possam empreender e ter uma nova fonte de renda. Na atividade, vamos ensinar a fazer sachês de coração perfumado”, revelou Liane.

Casa Mãe Bebê – É um espaço, disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa, de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós-parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, no entanto, os bebês ainda estão internados para tratamento médico.