Perfil do consumidor

Mulher com mais de 30 anos é quem mais procura o Procon-JP para reclamar seus direitos

03/03/2019 | 08:30 | 1270

Mulher entre 31 e 40 anos continua a ser maioria entre os consumidores que registram presença no SAC da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O sexo feminino está à frente com 53,70% do total do atendimento que ocorre no Procon-JP, enquanto os homens respondem por 46,30%. E é ela quem também mais busca orientação através do 0800, com o percentual ultrapassando os 70%.

Os números de atendimento em 2018 no Procon-JP mostram que a faixa etária se situa dos 30 aos 41 anos (23,71%), seguida de 41 a 50 anos (19,64%), 51 a 60 anos (18,70%), 21 a 30 anos (14,99%), 61 a 70 anos (13,57%), mais de 70 anos (7,63%) e até 20 anos (1,76%). O horário de maior comparecimento é entre 9h e 12h.

O secretário Helton Renê esclarece que “como já está se tornando uma praxe, sempre abrimos o mês de março divulgando o perfil do público que vem ao Procon-JP, até como uma homenagem pela passagem do Dia Mundial do Consumidor, comemorado a 15 de março”.

Ele acrescenta que é importante ‘humanizar’ o consumidor que frequenta o SAC do Procon-JP. “Saber quem é a pessoa que registra a reclamação em nosso SAC faz com que ela deixe de ser apenas um número na estatística e isso é importante para trabalharmos melhor nossas atividades e ações, principalmente na área preventiva”, explica Helton Renê

Bairros – É da Zona Sul de João Pessoa a maioria dos consumidores que chega ao Procon-JP. Mangabeira, Valentina, Bancários, Geisel e José Américo são os que mais mostram demanda. “Mas isso não quer dizer que outras partes da cidade fiquem muito atrás e podemos dizer que existe até um equilíbrio. Vem muita gente também de Tambaú/Manaíra, Oitizeiro, Cruz das Armas, Jaguaribe e Alto do Mateus”, afirmou o titular do Procon-JP.

Contra quem – Os estabelecimentos comerciais físicos e serviços registram mais de 95% do total das reclamações no Procon-JP. O comércio, de uma forma geral, e os serviços essenciais, já considerando os números para a telefonia, são os grandes vilões na relação de consumo pessoense. As reclamações por transações feitas através da internet são responsáveis por 2,28%.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Sede – segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá;

MP-Procon – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro;

Uninassau: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na Av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados.

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015

 

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