Patrimônio ambiental

Mudas de mangueira serão replantadas na Avenida Maximiano de Figueiredo

21/01/2019 | 10:12 | 1319

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começa, nesta terça (22), o replantio de mudas de mangueiras no canteiro central da Avenida Maximiano de Figueiredo. O trabalho será feito pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, coordenado pela Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Quem passa pelas avenidas centrais de João Pessoa está habituado a observar as mangueiras. Elas são uma tradição na arborização urbana da cidade e sofreram, nos últimos dez anos, com uma doença conhecida como seca da mangueira ou mal do Recife, um fungo que ataca galhos e troncos. O fungo ataca a planta quando a poda é fita de maneira inadequada, abrindo feridas na árvore.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio de mangueiras tem o objetivo de “resgatar uma tradição na paisagem urbana de João Pessoa, com árvores que proporcionam sombra e frutos. É uma maneira de preservar nosso patrimônio ambiental, contribuindo para a beleza da paisagem e qualidade de vida de quem passa pelas avenidas”, concluiu.

Origem das mangueiras – A manga veio da Índia e se adaptou ao clima tropical do Brasil. As árvores chegam a atingir 25 metros de altura, com uma copa frondosa e densa, que proporciona grandes áreas de sombra. É muito utilizada como abrigo nos vilarejos, jardins domésticos e grandes pomares e áreas rurais.  A indução da floração das mangueiras por processos químicos e pelo controle da temperatura e da irrigação permite que a mangueira floresça e frutifique o ano todo. Na Índia, região nativa da espécie, as flores surgem de janeiro a março e os frutos amadurecem de abril a julho.