Saúde física e mental

Moradores dos residenciais participam de atividades físicas obedecendo aos protocolos contra Covid-19

30/03/2021 | 09:00 | 1494

Com a pandemia da Covid-19, mudamos nossa rotina de atividades para a de confinamento, como forma de reduzir a proliferação do Coronavírus. Com as academias fechadas e a recomendação de ficar em casa, como praticar exercícios e manter uma rotina de vida saudável? A secretaria de Habitação (Semhab) da Prefeitura de João Pessoa resolve essa questão oferecendo a prática de exercícios físicos para os moradores dos residenciais construídos e mantidos pelo município.

Todos os dias são realizadas atividades físicas, assistidas pela equipe de trabalho técnico-social da Semhab, nos residenciais Vista Alegre, Colinas de Gramame, Vista do Verde I e Nice Oliveira. É realizado um programa de atividades de ginástica, exercícios funcionais, musicalidade e dança-terapia.

“São três educadores físicos acompanhando a população dos residenciais em aulas com horários agendados, adotando todas as medidas restritivas conforme propostas no decreto da Prefeitura”, destacou Berg Senna, responsável pelo comando da equipe de educação física da Semhab. “A aulas são feitas em duplas, obedecendo o distanciamento, com uso obrigatório de máscaras e o agendamento é feito via whatsapp”, completou.

Berg Senna ressalta ainda que, diante da ameaça que o Coronavírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do Coronavírus.

O educador físico lembra que manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer também benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar.

Conselho que dona Jeane Januário de Souza, dona de casa, moradora do residencial Colinas de Gramame, segue a risca. “Eu marco minha ginástica todos os dias. Essa rotina me ajuda a enfrentar a vida. Aqui nós fazemos não apenas exercícios físicos, mas também orações. É um alimento para o corpo, para a mente e para alma”, revelou.