Setembro Amarelo

Moradores dos residenciais Colinas de Gramame e Vista Alegre participam de palestra sobre valorização da vida

22/09/2021 | 16:00 | 1039

O mês de setembro é reservado ao combate ao suicídio e a valorização da vida. Por essa razão, a Secretaria de Habitação Social (Semhab), em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira (22), uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo. O encontro ocorreu na Escola Municipal Raimundo Nonato, no Gervásio Maia, com a participação de moradores dos Residenciais Colinas de Gramame e Vista Alegre.

Foi uma atividade que contou com dinâmica de grupo, terapia holística e exercícios de alongamento e relaxamento, tudo seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. O encontro foi coordenado pelas equipes de Trabalho Técnico e Social da Semhab e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Gervásio Maria.

“Esse é um tema muito importante que precisa ser trabalhado. A valorização da vida é a melhor prevenção ao suicídio, porque a depressão é uma doença e, juntamente com outros fatores, acaba levando a morte por suicídio. A depressão tem que ser tratada, com acompanhamento psicológico e até psiquiátrico, se for preciso”, enfatizou Socorro Gadelha, secretária de Habitação.

Essa parceria com a Secretaria de Saúde irá continuar em relação a outras campanhas, como o Outubro Rosa, voltado ao combate do câncer de mama, e o Novembro Azul, que tem como público alvo os homens e o combate ao câncer de próstata. “O que estamos fazendo é cuidando das pessoas, ajudando os moradores dos residenciais a ter uma qualidade de vida melhor, ao mesmo tempo em que também estamos cuidando da cidade, o que é uma recomendação do prefeito Cícero Lucena”, frisou Socorro Gadelha.

Receptividade – A receptividade do público a iniciativa foi excelente, o que mostra a aprovação aos serviços que são oferecidos pela Semhab através do Programa Pós Ocupacional nos residenciais. A coordenadora da equipe de Trabalho Técnico e Social da Semhab, Karla Sousa, explicou que durante o encontro foram repassadas informações sobre os graves sintomas da depressão, que podem evoluir para um problema psicológico grave e levar ao suicídio, e como fazer para procurar ajuda nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que oferece acompanhamento especializado.

 “A vida sempre nos trará novas chances de felicidade, embora sejamos obrigados a passar por momentos difíceis. O que nós queremos, levando esse debate para dentro dos residenciais, é mostrar a importância da vida e ajudar as pessoas que estejam passando por um momento de dificuldade e depressão, a superar os problemas e viver feliz”, afirmou.

Pular para o conteúdo