Educação

Moradores do Valentina prestigiam encerramento do Desfile Cívico das Escolas da Rede Municipal

15/09/2019 | 09:00 | 1996

Os moradores do bairro do Valentina de Figueiredo lotaram, na manhã deste domingo (15), a Avenida Emília Mendonça Gomes para prestigiar o último dia do Desfile Cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino, em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. O desfile é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“Nesse mês da Pátria tem sido extremamente importante a interação das nossas escolas com a comunidade. É uma troca. É um momento de estarmos explorando e levando para a avenida o que temos de melhor nas nossas unidades de ensino. O Desfile Cívico também reforça a questão do respeito e amor à Pátria despertando no aluno desde cedo esse sentimento. É extremamente valoroso estar presenciando um momento como este”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

Desfilaram pela avenida as Escolas Municipais Cícero Leite, Dom Hélder Câmara, Zulmira de Novais e Antônia do Socorro Machado, além de mais 10 bandas marciais da Rede, entre elas a da Escola Padre Pedro Serrã, que conquistou o quarto lugar no ano passado no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, na categoria Drums Bras Corps.

O desfile também mostrou o trabalho de inclusão que é realizado nas unidades de ensino da Capital. Como é o caso da aluna Maria de Fátima, de 15 anos, da Escola Municipal Hugo Moura. Em sua cadeira de rodas, ela era uma das balizas da Banda Marcial. “Meu prazer é apresentar o que eu gosto de fazer. Eu já desfilo há uns 10 anos e todos os anos eu me emociono com esse momento de ver as pessoas nos aplaudindo”, falou a aluna.

Também desfilaram a Polícia Militar, Bombeiro Civil, a Escola de Capoeira Afro Nagô, além de ONGs, Associação Cultural e escolas estaduais e particulares.

O coordenador de Bandas, Música e Dança da Sedec, Rômulo Albuquerque, fez uma avaliação dos oito dias de desfile. “A maioria das escolas participou, as bandas marcais estavam impecáveis, e tudo isso é fruto de um trabalho que a Prefeitura já vem realizando desde o início do ano nas escola  e tem surgido efeito. Aproveito para agradecer aos bairros do Ernesto Geisel, Mangabeira, Ernani Sátiro, Funcionários II, Róger, Jardim Veneza, Cristo/Rangel e Valentina que nos receberam tão bem”, elencou Rômulo.