Capacitação e empreendorismo

Moradores do Saturnino de Brito concluem cursos para acesso a microcrédito de até R$ 5 mil

17/01/2022 | 20:00 | 885

Moradores do conjunto Saturnino de Brito que se inscreveram no programa ‘Eu Posso’ concluíram, nesta segunda-feira (17), a capacitação obrigatória para acesso ao microcrédito oferecido pela Prefeitura de João Pessoa. Foram oferecidos os cursos de Desenvolvimento Pessoal, Finanças Pessoais e Gestão de Negócios, além da palestra ‘MEI para crescer’, do Sebrae. Todos na modalidade Ead e carga horária total de 13h30.

De acordo com Joelma Silvestre, coordenadora social da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, o ‘Eu Posso’ “foi uma articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) para atender especialmente aos moradores do Saturnino, que é um dos conjuntos de contrapartida”. Esses conjuntos são aceitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como parte dos investimentos da Prefeitura dentro do João Pessoa Sustentável.

Ainda de acordo com Joelma, “os cursos são pré-requisito para acesso ao crédito” que varia de R$ 3 mil para pessoas físicas a R$ 5 mil para pessoas jurídicas. Os aprovados seguem para as próximas fases que incluem a construção de um Plano de Negócio, análise de crédito, entrega de certificado, concessão de crédito e pós-credito.

Sheylla Quirino é uma das beneficiadas. Há dois anos ela é dona de uma papelaria especializada em artigos personalizados para aniversários. Se inscreveu no ‘Eu Posso’ como pessoa física e pretende usar o crédito para investir em novos equipamentos de trabalho. Os cursos serviram de estímulo para continuar aprendendo e crescendo. “Achei super interessantes. Inclusive já estou olhando outros na plataforma do meu interesse”, adiantou.