Colônia de férias

Moradores de residenciais construídos pela Prefeitura têm dia de lazer com prática de esportes

26/01/2023 | 16:00 | 700

A semana foi dedicada a atividades esportivas na colônia de Férias da Prefeitura de João Pessoa para os moradores dos residenciais construídos pelo programa habitacional do município, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Habitação Social (Semhab) e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Sejer). As atividades desta quinta-feira (26), envolveram os moradores dos Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, e do Residencial Vista Alegre III e IV, no Colinas do Sul. Eles tiveram a oportunidade de participar de oficinas de vôlei, capoeira, Jiu Jitsu e ginástica.

A Secretaria de Habitação Social, Socorro Gadelha, lembrou que a colônia de férias é uma atividade desenvolvida pela Prefeitura, através da Semhab, há três anos, com a promoção de atividades de recreação, lazer e esportivas. “A colônia de férias surgiu com a proposta de promover a integração entre os moradores dos residenciais, em especial as crianças e os jovens por causa do período das férias escolares”, ressaltou, adiantando que “nós buscamos os parceiros e todo ano a colônia é um sucesso, os moradores ficam satisfeitos e nós cumprimos a determinação do prefeito Cícero Lucena de cuidar da cidade e das pessoas”, comentou.

Ela contou que nesta quinta-feira, um grupo de crianças e adolescentes do Residencial Vista Alegre, em Colinas do Sul, participou de uma oficina de Jiu Jitsu, coordenada pelo professor Filipe, que foi cedido pela Sejer. Na ocasião, os jovens receberam informações desse esporte e fizeram exercícios no tatame para conhecer um pouco mais da dinâmica dessa modalidade. “Para esses jovens tem sido uma oportunidade única participar e nós levamos isso para a realidade deles dentro dos condomínios, onde montamos uma pequena estrutura para recebê-los”.

Ela lembrou que na última terça-feira (24), esses jovens participaram de uma oficina de capoeira ministrada pelo Mestre Zanga da Escola de Capoeira Afro Nagô, quando ficaram conhecendo um pouco de arte que tem ligação direta com a cultura brasileira.   A Secretária Socorro Gadelha explicou que toda a programação foi organizada e é executada pela Equipe Técnica e Social da Semhab, essa semana dando ênfase às atividades esportivas e por isso um grupo de crianças do Residencial Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, teve uma manhã de atividade na sala de ginástica no ginásio de esportes do Unipê, para conhecer um pouco da ginástica rítmica,  uma modalidade esportiva que vem crescendo muito no Brasil.

A supervisão foi feita pela professora Socorro, que mostrou  na prática como é o dia a dia de um ginasta e como eles fazem para ter domínio nos aparelhos: como as barras paralelas e nos cavaletes. “Para nós que fazemos parte dessa gestão, é muito satisfatório ver a alegria nos rosto dessas crianças, conhecendo um mundo que para eles era muito distante, mas que a Prefeitura conseguiu mudar essa realidade quando deu a essas famílias uma moradia e isso representa uma qualidade de vida melhor”.

A secretária lembrou que esses jovens já participaram da oficina de vôlei na quadra de areia do residencial, um trabalho que foi coordenado pelo professor Egídio Oliveira e a professora Thais Coutinho Lima Dutra. Ela adiantou que nesta sexta-feira (27), a colônia vai ter atividades na praia do Cabo Branco com uma oficina de canoagem para os moradores do Residencial Vista Alegre, e uma oficina de Futsal, no Ginásio da Escola Anayde Beiriz, com os moradores do Residencial Vista do Verde.

A secretária Socorro Gadelha agradeceu a parceria da Secretaria de Esportes e também a direção do Unipê que recebeu as crianças para uma oficina de ginástica no ginásio da Instituição e acrescentou que a colônia de férias vai continuar na próxima semana com mais atividades esportivas, de lazer e cultural.