Em Mandacaru
Moradores da comunidade Porto de João Tota recebem ação com serviços de assistência social e saúde
16/09/2021 | 14:30 | 1488
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Mandacaru levou uma roda de cidadania aos moradores do Porto de João Tota, na manhã desta quinta-feira (16). A ação, que contou com serviços oferecidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu na associação de moradores da comunidade. O início dos atendimentos estava marcado para 9h. Contudo, a população começou a chegar ao local antes das 8h, o que levou as equipes, prontamente, a anteciparem os serviços.
A catadora de recicláveis Marília Ferreira foi uma das pessoas que chegaram cedo por lá. “Fiquei sabendo por amigos que, se eu não atualizasse os dados no CadÚnico, bloqueariam meu benefício do Bolsa Família. Então, vim me informar e descobri que estava faltando um documento. Acabei resolvendo tudo aqui mesmo”, disse.
Já a estudante Rafaela Bernardo, de 18 anos, procurou a ação em busca de oportunidade profissional, por meio do Acessuas Trabalho. Ela está cursando o 3º ano do Ensino Médio e sonha com o primeiro emprego. “Sou bastante comunicativa, tenho disponibilidade e sou muito focada no que precisa ser feito. Tenho esperança em conseguir uma experiência no mercado”, contou.
SERVIÇOS – Além da atualização de dados do CadÚnico e da inscrição no Acessuas Trabalho, as equipes da Sedhuc estiveram no local realizando atendimento psicossocial; encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; e inscrições no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (CCII).
Já a Secretaria de Saúde levou à ação a unidade móvel do Consultório Odontológico, além de procedimentos de auriculoterapia e verificação de pressão arterial e glicemia. O projeto social Fazendo o Bem, em parceria com o Sem Pobreza Menstrual, também participou da iniciativa, distribuindo absorventes para as mulheres presentes.
Segundo a coordenadora do Cras Mandacaru, Adriana Barbosa dos Santos, a ação foi de extrema importância, no sentido de efetivar a cidadania, os direitos e o acesso à qualidade de vida. “Viabilizamos um atendimento humanizado que tenha um olhar para os cuidados, que seja eficaz e efetivo. Se o usuário não tem condições de ir até o Cras, nós vamos até ele. Assim, fazemos valer a política da Assistência Social, como também da Prefeitura de João Pessoa, que se empenha em cuidar de quem precisa”, destacou.