Habitação

Moradoras do Residencial Vista Alegre V participam de atividades de empoderamento feminino

10/03/2022 | 16:30 | 903

Moradoras do Residencial Vista Alegre V, no Colinas do Sul, participaram de atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira (10). A iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), teve como tema central o empoderamento feminino. As mulheres do residencial tiveram a oportunidade de participar de uma conversa sobre a importância do papel delas na sociedade e na comunidade onde vivem.

Um dos destaques foi a ‘Feirinha da Felicidade’, onde a moeda corrente tem o nome de ‘Feliz’. Além da feirinha, foram oferecidas sessões de massagem, fisioterapia e ações de embelezamento (corte de cabelo, escova, maquiagem e manicure).

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que toda a programação foi elaborada pensando em levar um pouco de conforto para as mulheres. “Na Feirinha da Felicidade, as mulheres puderam trocar o ‘feliz’ por roupas, calçados e outros itens de uso pessoal. Essa feirinha é uma criação de nossa equipe técnica e social e todo o material em exposição foi arrecadado através de doações entre os servidores da Semhab. É uma pequena ação, mas que faz uma grande diferença na vida de todas elas”, observou.

A secretária explicou que a maioria das mulheres moradoras dos residenciais é chefe de família, cria seus filhos, educa e administra o lar, o que justifica mostrar para elas o quanto são guerreiras, fortes e corajosas. “Quando conversamos com elas sobre o ‘empoderamento feminino’, estamos mostrando que elas são capazes de superar todos os problemas e serem donas do seu próprio destino. É por isso que elas têm prioridade na assinatura dos contratos e representam 80% dos negócios”, acrescentou.

Socorro Gadelha ainda fez questão de ressaltar que o prefeito Cícero Lucena tem visto o setor habitacional como prioridade em sua gestão, afirmando que o papel da prefeitura não se resume apenas a entregar uma moradia confortável, mas também oferecer a esses famílias uma perspectiva de mudança de vida para melhor.

A assistente social Cláudia Gouveia, da equipe técnica e social da Semhab, disse que o objetivo das dinâmicas realizadas com as moradoras dos residenciais é mostrar a importância delas para a família e para a comunidade onde elas moram. “A intenção da Semhab é fazer um trabalho com essas mulheres para aliviar o estresse do dia a dia e a receptividade delas tem sido muito boa, o que é possível constatar através da participação das mulheres em todas as atividades promovidas pelo programa Pós Ocupacional executado pela equipe técnica e social da Semhab. Eu tenho certeza que com o nosso trabalho estamos ajudando essas mulheres a ter uma vida melhor, se sentindo fortes e belas com a autoestima bem pra cima”, comentou.

Parceiros – A Secretaria Municipal de Habitação contou com a parceria da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM); Senac, que levou a equipe de estética para o embelezamento das mulheres; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que contribuiu com os alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia; e o Boticário, que fez a doação de um kit de beleza sorteado entre as mulheres.