Boas Práticas e Governança

Ministério parabeniza Prefeitura de João Pessoa por projeto de auditoria na área de Educação

17/12/2021 | 15:00 | 941

A Prefeitura de João Pessoa foi parabenizada pelo Ministério da Educação por projeto de auditoria no Setor Público na Área de Educação, durante o V Seminário Internacional de Custos, Governança e Auditoria no Setor Público. O evento, realizado na semana passada, teve como objetivo a troca de experiências entre os municípios que fizeram a adesão ao projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil.

João Pessoa foi a primeira capital a apresentar o Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança de Custos (REAGBr). Participaram da apresentação Margareth Diniz, ex-secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec), atual secretária de Saúde; Kleber Marques, secretário de Integridade e Governança (Seig) e Verônica Dias Vieira, assessora da Secretaria Municipal de Educação (Sedec). Os palestrantes destacaram a importância desse apoio do MEC aos municípios e, especialmente, às capitais para melhorar o processo de tomada de decisão.

Para o secretário de Integridade e Governança do Município, Kleber Marques, essa conquista representa que João Pessoa está no caminho certo em boas práticas e governança. “Esse relatório apresenta a integridade e fidedignidade dos dados contábeis da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com o apoio da Secitec, em que permite um prognóstico da efetividade dos custos e gastos com a educação no município. Ou seja, as boas práticas e políticas de governança no município”, explicou.

A assessora da Secretaria Municipal de Educação, Verônica Dias Vieira, destacou que o projeto fortalecerá o planejamento da gestão educacional do município. “É uma ferramenta excepcional, pois nos permite identificarmos onde podemos melhorar o planejamento com os custos e gastos na educação do município através dos dados que alimentaremos na plataforma. Isso enriquece nosso banco de dados e facilita na tomada de decisão, pois quando se conhece a execução, podemos medir todos os condicionantes e vertentes em cada unidade escolar. Ajudará bastante a aprimorar as despesas na forma mais detalhada possível”, explicou.

Projeto – A Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil é um projeto da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O projeto atenderá, sem custos para as prefeituras, mais de 3.200 municípios brasileiros.