Conhecimento

Membros do Comped recebem capacitação sobre direitos das pessoas com deficiência

29/01/2020 | 15:33 | 1099

Nesta quarta-feira (29), os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) receberam capacitação para atuarem com maior assertividade na promoção e criação de políticas públicas no município de João Pessoa. O corpo de conselheiros é formado por 24 assentos, sendo 12 deles ocupados por representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a outra metade por representantes da sociedade civil, ligados a associações de pessoas com deficiência.

Um dos representantes do poder público é Joubert Fonseca, diretor de serviços urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, que ressaltou a importância da qualificação e do diálogo nesta construção. “A capacitação nos ajuda a coletivamente agregar valores e conceitos para melhorar a ampliar os avanços das políticas públicas do município, principalmente considerando a mobilidade das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Iber Câmara é o representante da Associação Paraibana de Deficientes no Conselho e defende o papel importante da paridade de assentos e também a preocupação de todos do conselho em ter maior e melhor conhecimento sobre o assunto. “É muito importante ter este treinamento no início do ano e do nosso mandato justamente visando capacitar nós conselheiros para o dia a dia para implementarmos as políticas públicas para as pessoas com deficiência em João Pessoa”, frisou.

O encontro foi iniciado com uma palestra sobre políticas públicas em defesa das pessoas com deficiência, seguida de um resgate histórico sobre o controle social, marcos legais dos direitos das pessoas com deficiência, avanços e conquistas, instruções sobre a Lei Municipal da Política da Pessoa com Deficiência, fechando com a reconstrução do regimento do conselho.