Cuidando da cidade

Mais de 3 mil mudas de árvores nativas são produzidas no Viveiro Florestal

11/09/2021 | 16:00 | 1552

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa produziu 3.157 mudas de árvores nativas. A produção é feita pelos técnicos do Viveiro Florestal, localizado no Valentina Figueiredo. As plantas são doadas à população e também inseridas no paisagismo da cidade.

Ligado à Diretoria de Controle Ambiental (DCA) da Semam, O Viveiro Florestal é o local onde são produzidas as mudas de árvores nativas que são utilizadas no plantio urbano da cidade de João Pessoa. Além de ser um berçário para a produção de futuras árvores, o Viveiro também dispõe de um espaço para ações de educação ambiental e formação profissional.

O Viveiro Florestal funciona numa área cedida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), numa parceria com a Prefeitura de João Pessoa, na mesma rua do antigo viveiro. Os técnicos trabalham escolhendo as melhores sementes para a produção de mudas – a coleta é feita em árvores consideradas matrizes, em várias cidades da Paraíba, georeferenciadas. Depois de feita a coleta as sementes são selecionadas e beneficiadas, até se transformarem em pequenas mudas. Em seguida são transferidas para pequenos sacos até que atinjam o tamanho ideal para serem plantadas e distribuídas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações do Viveiro são um dos pilares da política ambiental para a cidade. “Depois de um longo período sem atender ao público, por causa das restrições impostas pela pandemia, funcionando apenas para as demandas internas e manutenção do espaço, o Viveiro volta a receber a população. Quando entregamos uma muda de árvore nativa para um morador de João Pessoa estamos estabelecendo um canal de comunicação com alguém que certamente vai manter uma relação mais amorosa e de cuidado com a cidade. Quem cuida de uma muda de árvore também cuida do seu espaço físico, destinando o lixo para o local adequado, atento ao nosso patrimônio ambiental. É uma ação de educação ambiental”, concluiu.

Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h, quem desejar buscar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica pode procurar os técnicos do Viveiro Florestal, na Rua Embaixador Sergio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo. São entregues até duas mudas de árvores por pessoa. Atualmente o Viveiro produz mudas de frutíferas como cajueiro, jaqueira, cajá e também mudas de ipês, pau formiga, pau brasil, saboneteira, entre outras. Mais informações podem ser checadas pelo telefone (83) 98645 8430, da Divisão de Arborização da Semam

Pular para o conteúdo