Combate à discriminação

Luta das mulheres lésbicas é tema de discussão em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia

10/05/2024 | 13:00 | 140

A luta contra a discriminação e a intolerância contra as mulheres lésbicas foi tema de discussão em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado em 17 de maio. Com o tema ‘Diálogos sobre a Saúde Mental das Mulheres LBT: Atravessando a cura do que não é doença’, a roda de conversa foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), no Espaço da Mulher Jornalista Paula Adissi, no Paço Municipal, no Centro da Capital.

O evento foi promovido por meio da iniciativa do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, em parceria com a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT de João Pessoa. “O evento foi de extrema importância para debater a saúde mental da população LBT – ou seja, as lésbicas, mulheres bissexuais e pessoas transexuais. Essa população que é tão fragilizada, haja vista suas particularidades”, afirmou Geraldo Filho, coordenador de Promoção à Cidadania LGBT de João Pessoa.

Marli Soares, presidente do grupo Maria Quitéria, falou da escolha do tema do evento. “A gente vem sempre dialogando sobre a ‘cura que não é doença’. Graças ao Conselho de Psicologia, que desde os anos 90, retirou a questão da homossexualidade da classificação internacional da doença e problemas relacionados com a saúde. Essa medida possibilitou nossos avanços e o fortalecimento das nossas lutas pelos nossos direitos civis”, reforçou.

Segundo ela, desde o mês de março que o grupo vem realizando atividades em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia. “É sempre importante que essa data seja sempre lembrada porque o nosso objetivo é explicitar o processo de discriminação, intolerância e o ódio que atingem, não só as mulheres lésbicas, mas todas as categorias e todas as letras LGBTQIA+, por isso estamos aqui, porque queremos estar vivas, ser amadas e celebramos as nossas vidas”, ressaltou.

Saiba mais – A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de todo o mundo comemora no mês de maio, especialmente no dia 17, o Dia Internacional contra a Homofobia. Foi nesta data, no ano de 1990, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID).

Pular para o conteúdo