Caravana do Esporte e das Artes

Luciano Cartaxo participa de abertura do evento da Unicef e Disney, que atende milhares de alunos da Rede Municipal

11/12/2018 | 16:00 | 1640

Esporte, teatro, cinema e milhares de crianças em clima de total descontração. Adicione uma cidade que tem uma imensa vocação para os esportes e que desenvolve políticas públicas de fomento e está montado o cenário ideal para a Caravana do Esporte e das Artes. O evento foi aberto na manhã desta terça-feira (11) na área externa do Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira, com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

O evento, que está sendo realizado pela primeira vez na Capital e segue até a próxima quinta-feira (13), é uma realização do Ministério do Esporte, Unicef, Canais ESPN, Instituto Mpumalanga e Disney, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O prefeito Luciano Cartaxo destacou a relação da cidade com o esporte e a cultura e a importância da iniciativa para os alunos da Rede Municipal de Ensino – cerca de três mil deles serão atendidos ao longo dos três dias de evento.

“É muito importante a Prefeitura de João Pessoa apoiar projetos como a Caravana do Esporte e das Artes, que cria um vínculo com a cidade, estabelece uma relação com a educação, com as crianças da Rede Municipal, promovendo lazer, esporte e cultura e o envolvimento da família. Temos uma gestão que cuida da cidade e, principalmente, das pessoas. O próprio Ginásio Hermes Taurino é um equipamento que foi reformado e pensando justamente para oferecer condições para a população de Mangabeira praticar esportes”, afirmou.

A Caravana do Esporte e das Artes já percorreu 150 cidades do Brasil levando metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, com o objetivo de promover transformação social de crianças e adolescentes por meio de ações de cultura, além de mostrar a relação de cada cidade com o esporte. Alexandre Arena, coordenador do evento, elogiou a disposição de João Pessoa. “Um belo exemplo é a organização do espaço urbano, a orla que fica exclusiva para as pessoas praticarem atividades físicas. A intenção da Caravana é mobilizar pessoas e o poder público para a importância do esporte e aqui a gente está tendo uma ótima recepção”, ressaltou.

Na estrutura montada na área externa do Ginásio Hermes Taurino, os alunos podem participar das estações esportivas, com modalidades de tênis, basquete, voleibol, slackline, atletismo, taekwondo, futebol, skate, entre outros. Já na parte artística, a programação conta com música, dança e cinema. A dona de casa Maria Tavares da Silva acompanhou o filho Jeferson Lucas, de 10 anos. “Um dia diferente para ele, com tudo que ele gosta. Realmente é um projeto incrível, está valendo a pena”, disse.

Outra atração da Caravana do Esporte e das Artes são os famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta, que estarão se apresentando ao longo da programação.

Projeção nacional – Toda a Caravana do Esporte e Artes está sendo filmada para ser exibida nos canais ESPN, referência no segmento esportivo em todo o País. A previsão é de que o programa que leva o mesmo nome do evento seja veiculado em fevereiro de 2019.

Programação:

Terça-feira

Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana com esportes, artes e Cinema Disney Caravana.

Horário: 8h às 11h e 14h às 17h

Cinema da Caravana para a comunidade – 400 lugares.

Quarta-feira

Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana

Horário: 8h às 11h e 14h às 17h

Show da Caravana – aberto ao público: alunos do EJA e comunidade.

Quinta-feira

Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana

Horário: 8h às 11h e 14h às 17h

Doação: Quadra Itaú de fitas demarcatórias e 2 minigols a uma escola participante

Cerimônia de Diplomação – professores Formação Viva com Arte

Cinema Caravana – aberto ao público: alunos do EJA e comunidade.