Assistência social
Luciano Cartaxo entrega reforma da Cozinha Comunitária do Gervásio Maia
03/12/2020 | 15:21 | 2001
Espaço oferece 200 refeições diariamente para população em situação de vulnerabilidade social
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/cozinhacomunitaria_lucianocartaxo.jpg?resize=300%2C218&ssl=1)
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta quinta-feira (3), a reforma e ampliação da Cozinha Comunitária do Bairro Gervásio Maia. O espaço, destinado a oferecer refeições para a população em situação de vulnerabilidade social, tem capacidade de oferecer 200 refeições diariamente às pessoas atendidas pela assistência social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e passou por obras de melhoria da estrutura física, climatização e aquisição de novos equipamentos. As refeições são produzidas a partir de insumos do Banco de Alimentos adquiridos da Agricultura Familiar.
As obras realizadas na Cozinha Comunitária incluíram a climatização do refeitório com ar condicionado e novas instalações elétrica e hidráulica, além de pintura. Também foi adquirido novo fogão, geladeira, freezer, rampa de distribuição, mesas e cadeiras. Com isso, reforça o trabalho da Cozinha, que dispõe de todos os equipamentos necessários ao preparo das refeições com qualidade e segurança, obedecendo aos critérios de higiene alimentar.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/WhatsApp-Image-2020-12-03-at-15.04.16.jpeg?resize=300%2C218&ssl=1)
“As cozinhas comunitárias cumprem um papel muito importante dentro das comunidades, pois garantem a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estamos sempre presentes, enquanto gestão, na vida da população carente e, neste momento, é ainda mais importante que elas tenham nosso apoio para terem a certeza de contar com uma alimentação de qualidade e com os valores nutricionais necessários”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.
O fornecimento da maior parte dos insumos é assegurado pelo Banco de Alimentos, que adquire produtos da agricultura familiar. O atendimento é feito às famílias da rede de assistência, com inscrição nos Cras de cada região. Além de oferecer a segurança alimentar, as cozinhas comunitárias também são um importante espaço para ofertar cursos profissionalizantes para as pessoas da comunidade que desejam trabalhar com o segmento da alimentação.
-
Texto: Flávio Asevêdo
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Lima Júnior -
Secretarias
sedes -
Tags
cozinha comunitária reforma