Audiovisual

Longa-metragem patrocinado por edital da Prefeitura de João Pessoa é selecionado para Festival Internacional

17/08/2020 | 18:18 | 506

A cidade de João Pessoa ganha mais uma vez destaque internacional no quesito produção audiovisual. É que o longa-metragem ‘O seu amor de volta (Mesmo que ele não queira)’, do diretor paraibano Bertrand Lira, produzido com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), foi selecionado para o 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema do Fantástico. O evento será realizado de 8 a 13 de setembro com exibições online.

O filme paraibano é uma das duas produções brasileiras selecionadas nessa décima edição do evento e vai concorrer ao Troféu José Mojica Marins com outros 20 filmes do Japão, Suécia, Canadá, França, Israel, Grécia, Itália, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá e Uruguai, dentre outros países.

Mesclando ficção e documentário, ‘O seu amor de volta (Mesmo que ele não queira)’ aborda o amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta. Para tratar desse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas para cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.

Os personagens são interpretados por Williams Muniz, Danny Barbosa, Marcélia Cartaxo e Zezita Barbosa. Williams e Marcélia foram agraciados com o Troféu de Melhor Interpretação no 26º Festival de Cinema de Vitória do ano passado. O longa também conquistou o prêmio de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz.

“O Cinefantasy está em décima edição, já é uma trajetória bastante significativa, embora não seja muito conhecido no Brasil. E só em saber que tem a participação de longas de vários países, com a temática que eles consideram fantástico, é muito gratificante. Até porque nessa versão online há possibilidade de divulgar nosso filme para um público mais abrangente”, comentou Bertrand Lira, o diretor.

O realizador do filme destacou o incentivo da PMJP ao audiovisual e disse que “o edital Walfredo Rodriguez foi fundamental”. “Foi o edital mais importante dos últimos tempos porque possibilitou a realização de vários longas e que, felizmente, tiveram destaque muito grande em todo o Brasil a partir do Fest Aruanda. O edital Walfredo Rodriguez tem salvo nosso cinema nos últimos anos”, declarou.

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, o êxito das produções audiovisuais na Capital é fruto dos investimentos feitos no segmento. “É o resultado da política cultural assertiva da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope, que já possibilitou a realização de mais de 40 filmes, alguns deles premiados em outros países”, ressaltou.

Festival – O Cinefantasy é realizado pela FlyCow Produções Culturais e Petra Belas Artes à la Carte, com curadoria de Philippo Pitanga e Eduardo Santanae. O evento tem como objetivo incentivar, debater e divulgar o cinema fantástico, um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos, mas que também apresenta pautas atuais. O festival promoveu nas suas nove edições 927 filmes, 53 atividades formativas, 3.308 filmes inscritos e um público de mais de 20 mil pessoas.

Investimento no audiovisual – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Funjope, vem investindo cada vez mais no audiovisual. No total, já foram produzidos pelo Edital Walfredo Rodriguez 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000, somando os três editais já lançados.

Pular para o conteúdo