Nesta quinta-feira

Live ‘Amigos & Histórias’ apresenta violista paraibano Iberê Carvalho

27/10/2021 | 19:30 | 1098

A live ‘Amigos & Histórias’ desta quinta-feira (28), produzida pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), tem como convidado especial o violista paraibano Iberê Carvalho. O programa, realizado através da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), começa às 19h, no canal da Orquestra no youtube, e vai contar com as participações de ex-integrantes da OSMJP, o violista Daniel Espinoza e o violoncelista Leonardo Semensatto.

No olhar do maestro Laércio Diniz, mediador do bate-papo, Iberê Carvalho é um violista paraibano com bastante representatividade na música e nas causas sociais do movimento negro. Além disso, destacou a qualidade do músico como instrumentista que mora há muitos anos na Europa.

“Ele toca em várias orquestras por lá e é bastante presente no movimento musical. Iberê é muito ativo no movimento negro também, que é muito bacana. Ele traz toda essa causa para o Brasil, onde acontece boa parte dessa luta. Já tocou conosco e é sempre muito bem-vindo. É um prazer fazer essa live com ele”, comentou o maestro.

Iberê Carvalho é membro e fundador do Quarteto Antos, de piano e cordas, diretor do Festival Independente de Música de Câmara da Paraíba e atua como solo viola na Orquestra Orso, em Berlin e Freiburg, na Alemanha. Premiado em vários festivais e concursos brasileiros, ele comentou sobre a expectativa para a participação na live.

“Vou falar um pouco da minha trajetória. Desde o início, em João Pessoa onde comecei, até minha graduação em Belo Horizonte, os concursos nacionais e minha ida à Alemanha, onde tenho residência atualmente. Estou muito ansioso e feliz”, afirmou o músico.

Sobre o artista – Iberê Carvalho mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista camerista e violista convidado. Leciona regularmente em festivais e masterclasses livres. É mestrando pela Universidade de Frankfurt de Música e Artes Cênicas, sob a orientação de Ingrid Zur. Idealizador e apresentador da série de lives e entrevistas ‘Sons, Notas e Identidade’, programa que traz à tona artistas pretos e pretas do cenário da música de concerto no Brasil e no mundo. Iberê é membro da representação negra junto ao Fórum Brasileiro de Música de concerto, ópera e ballet, e membro diretor e fundador do coletivo Ubuntu.