Serviço essencial

Laboratório Central Municipal realizou 780 mil exames clínicos de baixa complexidade em 2021

01/01/2022 | 09:00 | 1172

Em média, 100 pacientes buscam atendimento diariamente na rede ambulatorial da Atenção Básica de João Pessoa para diagnóstico e monitoramento de patologias e o Laboratório Central Municipal (Lacen) é o responsável pela maior parte da análise dos procedimentos. No local, de janeiro a primeira quinzena de dezembro de 2021, foram realizados 780 mil exames.

O diretor do Lacen, Rafael Travassos, lembrou que a realização de exames é essencial para o diagnóstico correto das patologias, “o que reforça a importância deste serviço oferecido pela Prefeitura da Capital, através da Secretaria de Saúde”.

O atendimento no Lacen acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com a disponibilização dos seguintes exames: Bioquímicos; hematológicos; hormonais; marcadores tumorais, de fase aguda e da coagulação; dosagem de eletrólitos; exames imunológicos; culturas microbiológicas, além de urina e parasitológico de fezes, entre outros.

Rafael Travassos informou que, após ter os exames solicitados nos postos de saúde mais próximos de suas residências, os pacientes têm agendado junto ao Lacen o dia para a coleta de sangue ou amostra biológica. “Alguns são atendidos diretamente no laboratório, sem a necessidade de agendamento, a exemplo dos idosos, gestantes e diabéticos (que vão realizar a determinação da glicemis pós-prandial e teste de tolerância oral à glicose)”, acrescentou.

Segundo o diretor, sair do consultório do médico e ter um laboratório público onde possa realizar os exames solicitados, com a garantia de uma tecnologia de ponta, rapidez e fidedignidade na liberação dos resultados, além de tratamento humanizado aos pacientes, é de extrema valia para o paciente. “Tudo isso justifica a necessidade de o Município dispor e gerir um laboratório central de análises clínicas”, destacou.

Serviço – O Lacen-JP, localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe, anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe, é uma rede de laboratórios composta de 9 unidades, distribuídos nos hospitais municipais,  Cais do Cristo e nas UPAs.  O laboratório ainda é responsável por 25 postos de coleta de exames em cinco distritos para distribuição de matérias para exames laboratoriais, a coleta dos exames, o processamento e a entrega dos resultados. Nestes locais, o atendimento é restrito a 15 pacientes por dia.

Cabe ainda ao Laboratório Municipal todo interfaceamento do serviço prestado, que é a comunicação entre os equipamentos do laboratório e o sistema de gestão laboratorial, permitindo que as informações coletadas e geradas pelos equipamentos sejam automaticamente enviadas ao sistema e acessadas pelos colaboradores do laboratório.

Requisitos para atendimento

• Apresentação de documentos: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência
  • Para a marcação dos exames, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, podendo ser encaminhado para a sede do laboratório ou para um de seus postos de coleta.

Telefones:
3218-5060 | 3218-5065 | 3214-3427