Prevenção

‘João Pessoa Vida Saudável’ realiza tarde de serviços e atividades em alusão ao Outubro Rosa

19/10/2018 | 14:43 | 1997

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), realizou nesta quinta-feira (18), uma ação de promoção e conscientização da saúde em alusão ao Outubro Rosa. A atividade aconteceu no Parque da Lagoa e contou com a participação de mais de mil alunos do projeto.

Durante a atividade, a população participou de uma palestra sobre a importância do autoexame e os serviços voltados à saúde da mulher na rede municipal, além de um aulão, aferição de pressão arterial, orientações sobre a prática regular de atividades físicas, reflexologia podal e massagem.

Esse é o 5° ano que o evento acontece com participação de todos os 38 polos do João Pessoa Vida Saudável. De acordo com a coordenadora do projeto, Ellen Correia, a atividade aconteceu com foco exclusivo na conscientização sobre o câncer de mama, o autoexame e o diagnóstico precoce.

“Nos últimos anos, tem crescido o número de alunas do projeto que tiveram câncer de mama, então, nada mais justo do que realizar um grande evento para conscientizar nossas usuárias acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, pois quanto mais falamos, mais desmistificamos essa doença”, explica a coordenadora.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. Atualmente mais de 5.000 pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e em espaços públicos, como Unidades de Saúde da Família (USF) e escolas, totalizando 38 polos do projeto em toda a capital pessoense.

As atividades do JPVS acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.

A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 38 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo.

Você pode conferir os locais onde acontece o projeto através do link: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/

Academias da Saúde – Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com educadores físicos do JPVS e outros profissionais de educação física e psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A estrutura das Academias da Saúde conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

As Academias funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h e é aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o Cartão SUS e a liberação do médico, caso tenha alguma lesão. As atividades do JPVS nas Academias de Saúde acontecem das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.