Revisão de Carteira
João Pessoa Sustentável avança com habitação social e infraestrutura em revisão do BID
11/04/2025 | 08:30 | 287
A nona revisão de carteira do Programa João Pessoa Sustentável encerrou na noite desta quinta-feira(10), no Hotel Verde Green, com balanço positivo e projeções ambiciosas para os próximos meses. O encontro reuniu gestores municipais, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo Federal para avaliar os avanços do projeto que está transformando a Capital paraibana.


“O João Pessoa Sustentável é uma prioridade do prefeito Cícero Lucena”, destacou Rougger Guerra, secretário de Ação Governamental. “Passar por mais essa etapa comprova nosso avanço na qualificação dos projetos e na eficiência em atender todos os requisitos do BID e do Governo
Federal. Estamos comprometidos em entregar esses benefícios no menor prazo possível para a população que mais precisa”.


Já foram executados 57 milhões de dólares dos 159,4 milhões de dólares previstos, com desembolsos de 5 milhões de dólares em junho e 15 milhões de dólares em outubro a caminho. Nas obras, 747 unidades habitacionais estão em construção no Complexo Beira Rio, sendo 106 com entrega marcada para julho e outras 641 para novembro.


“Mais uma revisão de sucesso”, comemorou Antônio Elizeu, coordenador geral do Programa João Pessoa Sustentável. “O BID, o Ministério e o Tesouro vieram pessoalmente ver de perto. Pegamos esse programa no vermelho e hoje está no azul, cumprindo todas as metas. Já estamos colhendo os frutos desse trabalho que não foi fácil”, disse.
O representante do BID, Jason Hobbs, responsável pela carteira do João Pessoa Sustentável, ressaltou a importância do acompanhamento presencial. “A revisão permite mostrar ao Governo Federal os avanços concretos. É especial estar aqui vendo projetos que antes eram apenas desenhos no papel. Ter equipes dedicadas faz toda diferença para mudar vidas”, ressaltou.
Paulo Henrique Mendes, do Ministério do Planejamento, destacou o caráter exemplar da iniciativa. “Este projeto será nossa referência para futuros programas de habitação no país. Eles acertaram ao combinar infraestrutura com inclusão social, beneficiando populações em situação de vulnerabilidade climática e social”, pontuou.
Avanços – No Complexo Beira Rio, 80 famílias já foram reassentadas via Compra Assistida (com imóveis de R$ 115 mil cada), 10 títulos de propriedade foram entregues e 120 moradores capacitados em cursos profissionalizantes já estão sendo absorvidos pelo mercado.
“Quando ouvimos do BID e do Governo Federal que o Programa João Pessoa Sustentável está ‘em vento e poupa’, temos a certeza de que o trabalho está sendo bem feito”, afirmou Vitor Cavalcanti, coordenador executivo do programa. “Os dados mostram que estamos impactando vidas de verdade. No próximo ano, entregaremos resultados ainda maiores para João Pessoa”, afirmou.
Com o Parque Linear do Jaguaribe avançando (2,5 km em obras de 7,2 km planejados) e os conjuntos habitacionais em fase final, a Prefeitura projeta até dezembro a entrega de equipamentos comunitários como creches, CRAS e cozinhas comunitárias – consolidando o projeto como um dos mais transformadores da história recente da cidade.
-
Texto: Rejane Negreiros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
joao-pessoa-sustentavel -
Tags
Banco Interamericano de Desenvolvimento construção no Complexo Beira Rio governo federal Parque Linear do Jaguaribe Programa João Pessoa Sustentável revisão de Carteira