Síndromes gripais
João Pessoa reforça e alerta a importância da vacinação contra Influenza para grupos prioritários
04/04/2024 | 17:00 | 157
A Prefeitura de João Pessoa alerta a população que faz parte dos grupos prioritários para procurar uma sala de vacina ou um dos três pontos móveis para garantir a proteção contra Influenza. Neste ano, as síndromes gripais estão vindo com mais força antes do outono e inverno e a preocupação dos profissionais de saúde é a possibilidade de agravamento da doença e complicações em pessoas com maior risco e ainda não vacinadas.
“Se temos a vacina disponível é importante que as pessoas elegíveis à vacinação se protejam. No caso de crianças e idosos, o acúmulo de secreção e um quadro mais arrastado, prolongado, pode evoluir, inclusive, para uma pneumonia. Portanto, conscientizamos para que as pessoas tomem as vacinas de campanhas, que protegem contra Covid-19 e Influenza e, caso necessário, segundo a avalição do documento de vacina nos serviços, atualizem também a caderneta ou o cartão de vacina com outras doses de rotina”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
Para Covid-19, a proteção pode ser iniciada para crianças a partir de seis meses de idade. Já contra a Influenza, a vacina inicialmente está sendo administrada apenas para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. São elas: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Influenza e Covid-19) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação – É necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (5):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Todas as vacinas de campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Todas as vacinas de campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Ofertando as vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Secom -
Secretarias
sms -
Tags
grupos] imunização influenza prioritários Saude SMS vacina vacinação