Bandeira Verde

João Pessoa passa a integrar projeto para troca de sementes entre capitais do Brasil

04/11/2020 | 13:01 | 1068

João Pessoa está integrando o projeto Bandeira Verde – Capitais pela Biodiversidade. A ação reúne as 27 capitais brasileiras e Distrito Federal com a proposta de criação de uma rede de troca de sementes de árvores nativas, de espécies ameaçadas, garantindo a conservação da flora brasileira em risco de extinção e propondo o seu uso sustentável. A iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é coordenada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que listaram as sementes que temos disponível para a troca, produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Essa lista será compartilhada com as secretarias municipais das demais capitais brasileiras, que poderão escolher quais as espécies serão recebidas, num processo de troca.

No caso de João Pessoa serão trocadas sementes com capitais situadas na Mata Atlântica, nosso principal bioma, para que sejam selecionadas espécies adequadas à região. Os biólogos, engenheiros ambientais e  agrônomos da Semam vão selecionar as sementes que mais se adequam à região, tendo todo cuidado para que as sementes recebidas não sejam de espécies que possam neutralizar a formação das espécies locais.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa iniciativa é extremamente importante para o fortalecimento de João Pessoa como uma capital que preserva e recupera suas áreas verdes. “O projeto Bandeira Verde é uma iniciativa que fortalece a política para meio ambiente da cidade e reforça o compromisso dessa gestão com o patrimônio ambiental de João Pessoa”, concluiu.

A iniciativa é alinhada com um dos princípios do Fórum CB27, de cooperação dos temas da biodiversidade e restauração e reforça o compromisso dos governos locais com a agenda de biodiversidade, em um momento estratégico, dado que a próxima Conferência das Partes (COP15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que acontecerá em 2021, na China, tem como objetivo estabelecer novas metas globais para a conservação da biodiversidade.

O projeto Bandeira Verde também deverá garantir a diversidade genética e a sustentabilidade das áreas restauradas e vai atuar por meio de coordenações regionais, responsáveis por identificar as espécies ameaçadas locais e viabilizar a produção de mudas, criando uma base sobre matrizes e sementes e disponibilizando-as para serem usadas pela população.

Mensalmente, as capitais brasileiras anunciarão quais espécies possuem para realizar as trocas, que terão as suas sementes enviadas para as cidades solicitantes. Os municípios que estão aderindo à  iniciativa vão receber a Certificação Ecológica Bandeira Verde.

Além do intercâmbio de material genético por meio de sementes, o projeto possibilita ainda a troca de conhecimentos. Nesse sentido, o Fórum CB27 pretende estabelecer parcerias com instituições públicas ou privadas que demonstrem interesse pela replicação do Bandeira Verde.

FÓRUM CB27 – A PMJP integra o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, que  reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, atualmente é coordenador da Regional Nordeste do CB27.