Cidade Criativa

João Pessoa participa do 33º Salão do Artesanato Paraibano

07/01/2022 | 13:00 | 1426

João Pessoa estará presente na 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano com um espaço bastante especial. A Capital foi convidada para participar do evento – realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae -, por ser o único município brasileiro com o título de Cidade Criativa, na categoria Artesanato e Artes Populares, concedido pela Unesco. Em um stand exclusivo, a prefeitura vai homenagear artesãs e expor peças de produtores locais.

O Salão foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (7), em solenidade que aconteceu em estrutura montada na orla do Cabo Branco. Por lá, mais de 400 expositores, representantes de todas as regiões do Estado, estarão comercializando seus produtos, no período de 12 de janeiro a 2 de fevereiro, sempre das 16h às 22h.

O convite à Prefeitura de João Pessoa para participar do evento foi feito pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) – um grande parceiro da gestão municipal na elaboração de políticas públicas para fomento do artesanato local. A cidade ganhou destaque no projeto, justamente por carregar o selo de capital brasileira do artesanato, junto a Unesco.

“Estamos muito felizes com esta oportunidade de, pela primeira vez, Prefeitura e Estado juntos, trabalhando neste evento. Estamos aqui representando o nosso título de Cidade Criativa. O evento é um novo marco para o artesanato no intuito de promover o desenvolvimento da economia criativa da nossa cidade”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), João Bosco.

“Pensando nisso, além da exposição das artes, no nosso stand queremos conversar com os visitantes, mostrando as melhores práticas que estamos desenvolvendo dentro dessa rede mundial”, explicou Marianne Góes, coordenadora do Eu Posso Criar – programa de Economia Criativa da Sedest.

Sereias da Penha – Nesta edição, o evento traz como tema “Toda arte que vem do mar”, enaltecendo, sobretudo, o trabalho de artesãs locais que trazem suas matérias-primas do ambiente marinho. Baseada na temática, a Prefeitura vai apresentar um stand com decoração elaborada pelo projeto Sereias da Penha. Serão instaladas peças criadas com elementos como redes de pesca, escamas e garrafas pets.

Também estarão expostos trabalhos de artesãos de várias tipologias, com curadoria do Celeiro Espaço Criativo – equipamento da gestão municipal para promoção e escoamento da produção artesanal local.

Parceiros – Além da Sedest, a Prefeitura de João Pessoa estará representada no Salão pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pela marcenaria do stand; pela Secretaria de Turismo (Setur), que vai disponibilizar equipe para atender aos visitantes; e pela Secretaria de Comunicação (Secom), que desenvolveu a identidade visual. O projeto do espaço leva assinatura da arquiteta Geórgia Suassuna e ainda conta com parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

“O artesanato para a nossa cidade é muito importante, aliás, João Pessoa é destaque neste setor com muitos prêmios. Para o turismo, isso é de suma importância porque o turista gosta muito do artesanato. Nós temos o título de Cidade Criativa pela Unesco e temos que mostrar ainda mais a nossa potencialidade”, falou o secretário de Turismo do Município, Daniel Rodrigues.

Solidariedade – A entrada no Salão será gratuita mediante apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados à ação social promovida pelo Hospital Padre Zé. No evento, é obrigatório o uso de máscara e proibido o uso de sacolas plásticas e canudos.