Pesquisa Sebrae
João Pessoa lidera rankings nacional e estadual em tempo médio de abertura de empresas e atendimentos sobre empreendedorismo
17/07/2024 | 07:30 | 52
João Pessoa ocupa a terceira posição em ranking em tempo médio de abertura de empresas em 2024 dentre as Capitais do Nordeste de mesmo porte e a quinta comparando com todas as Capitais da região. O Município também lidera pesquisa na Paraíba com o maior número de atendimentos (22.963) em Sala do Empreendedor entre janeiro e junho deste ano.
As duas pesquisas realizadas em 2024 são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No caso do mapa de empresas das Capitais do Nordeste, João Pessoa ocupa a quinta colocação em tempo médio de abertura com o registro de 18,9. As quatro primeiras colocações ficaram com Teresina, 54,8; Fortaleza, 39,2; Natal, 25,2, e São Luís, com 20,0.
Já no segundo levantamento do Sebrae na Paraíba sobre atendimentos ao público interessado em abertura de empresas, regularização ou outros serviços do Empreender, João Pessoa lidera a lista das cidades com o total de 22.963 no primeiro semestre de 2024.
“A Capital disparou e pela primeira vez ficou na frente em relação as outras cidades mais tradicionais como Campina Grande, Queimadas, Cabedelo e outras, que lideravam os números. Nós batemos o recorde na procura por informações sobre abertura de empresas, regularização das empresas, oferta de cursos e outros serviços”, disse Vaulene Rodrigues, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Conforme explicou, a Sedest disponibiliza ao público duas Salas do Empreendedor na Capital, uma instalada na avenida Diogo Velho, e outra no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, recém-inaugurada. Os serviços oferecidos são: Auxílio na Abertura da Empresa (MEI); Alteração gratuita de dados do CNPJ (MEI); Baixa CNPJ (MEI); Emissão e impressão do boleto das MEI; Declaração Anual de Faturamento (DASN); Emissão de Certidão Negativa; Orientação de Microcrédito; consultorias; palestras e cursos, além de parcelamentos(SIMEI).
Vaulene Rodrigues ressalta que a Sala do Empreendedor funciona como porta de entrada para quem quer formalizar seu comércio ou busca consultoria gratuita para abertura de novas empresas. O serviço é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), dentro do conjunto de ações do programa Eu Posso Crescer, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB).
Endereço: A Sala do Empreendedor tem dois endereços, uma no Centro, na sede da Sedest, na Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro, e outra em Mangabeira, nas dependências do Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, na Avenida Josefa Taveira, nº 1.777. O atendimento ao público é das 8h às 14h.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Kleide Teixeira e Divulgação -
Secretarias
sedest -
Tags
abertura de empresas atendimentos sobre empreendedorismo empreendedorismo Pesquisa Sebrae sala do empreendedor sedest