Busca ativa
João Pessoa leva vacinação contra Poliomielite para estabelecimentos privados de educação infantil
18/10/2022 | 13:00 | 857
Na continuidade de definição de novas estratégias de cuidado e prevenção à saúde, a Prefeitura de João Pessoa segue o trabalho de busca ativa para vacinar as crianças que estejam com o cartão de imunização desatualizado com as doses que protegem contra Poliomielite na Capital. Desta vez, essa ação será realizada nos estabelecimentos particulares de educação infantil.
João Pessoa já vacinou 88,85% de crianças e está em primeiro entre as capitais no Brasil para cobertura vacinal contra Paralisia Infantil. “Não é uma questão de meta. É um trabalho preventivo, contínuo e responsável de saúde pública”, alertou Raquel de Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.
Os estabelecimentos de educação infantil, com crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e tenham interesse de participar da Campanha, podem procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde pelos números (83) 3214-7951 ou pelo e-mail dvs.smsjp@gmail.com e agendar uma visita com os profissionais de saúde. A Campanha está ativa até o dia 31 de outubro.
“Alertamos apenas que os responsáveis ou representantes das escolas se atentem aos prazos e não deixe para os últimos dias da campanha, porque temos protocolos que devem ser obedecidos. Ao pactuar a ação com as escolas, pedimos que os pais ou responsáveis enviem o cartão de vacina da criança para avaliação e que seja assinado um termo com a autorização para vacinação das crianças”, explicou Raquel de Moraes.
“Essa é mais uma estratégia que traçamos para ampliar o bloqueio sanitário e impedir que o poliovírus, que pode levar a paralisia infantil circule de forma agressiva. Não podemos permitir esse retrocesso, de doenças que já foram consideradas erradicadas voltarem e trazerem transtornos às famílias, quando há na saúde pública formas de prevenir e evitar diversas doenças”, destacou.
Contra a Polio – O Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda que a vacina inativada, em forma de injeção, deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade do bebê. A vacina via oral (em gotinhas), que serve como reforço, deve ser dada entre os 15 e 18 meses e novamente aos 5 anos de idade.
Desde o início da Campanha o município de João Pessoa já vacinou 36.617 crianças contra a poliomielite. A meta da Campanha de Vacinação é imunizar 95% do total de 41,210 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade. Já a Multivacinação é destinada para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
1º lugar contra a Poliomielite da ‘Cidade que Cuida’ – No território nacional, João Pessoa está em primeiro lugar entre as capitais, na frente de Macapá (86,38%), Belo Horizonte (74,17%), Florianópolis (67%), Vitória (65,62%), Aracaju (65,57%), São Paulo (60,30%), Manaus (58,83%) e Palmas (54,17%).
Na Paraíba – A Paraíba é o primeiro e único estado a alcançar a meta de vacinar 95% da população infantil menor de cinco anos, segundo dados do Ministério da Saúde. O objetivo foi atingido na última quinta-feira (13), após 67 dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A média de cobertura vacinal contra a pólio no Brasil é de 65,18%. A meta do Ministério da Saúde era imunizar 11,5 milhões de crianças.
Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da paralisia infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo.
Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:
De segunda a sexta-feira:
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
Policlínicas Municipais: – 7h às 17h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h
-
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sms -
Tags
saúde saúde da criança vacina contra a polio vacinação vacinação infantil