Cobertura vacinal

João Pessoa é a 1ª Capital do Nordeste e 5ª do Brasil no ranking de vacinação contra Poliomielite

21/06/2024 | 17:00 | 124

João Pessoa segue realizando o trabalho de promoção à saúde, ampliando e garantindo a assistência, se posicionando em primeiro lugar do Nordeste e na quinta colocação do Brasil no ranking da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O desafio e empenho são diários e todas as Equipes de Saúde da Família têm buscado ampliar essa cobertura com intuito de alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público-alvo protegido.

Em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). “Estamos empenhando esforços para chegar na meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Sobretudo, orientamos pais e responsáveis para aderir essa campanha tão significativa, e alertamos sobre os prejuízos e os riscos à saúde quando a criança não está com a caderneta atualizada. No caso da Pólio, são gotinhas que podem salvar vidas”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Nesta Campanha Nacional de Vacinação, João Pessoa está em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste, com 14,21%, na frente de Maceió (9,72%), Recife (7,72%), Natal (6,93%), Teresina (6,74%), São Luís (4,78%), Salvador (1,53%), Aracaju (0,37%) e Fortaleza (0,07%). Do Brasil, a capital do Espírito Santo, Vitória, está em primeiro lugar, com 25,54%, seguindo de São Paulo, com 19,75%.

As gotinhas que entraram para a história da imunização ao eliminarem a poliomielite no Brasil estão com os dias contados. A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a substituir gradativamente a vacina oral contra a pólio pela dose injetável, versão inativada do imunizante. Com a mudança, a vacina injetável, já utilizada nas três primeiras doses do esquema vacinal contra a pólio, será disponibilizada também como dose de reforço aos 15 meses de vida e a última, aos 4 anos de idade.

Por esse motivo, a orientação é que todas as crianças menores de 5 anos sejam levadas aos postos de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para checagem da caderneta e atualização das doses, caso haja necessidade. Mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal em dia, mas na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde, devem receber as gotinhas ou doses de reforço.

Casos – Dados do Ministério da Saúde indicam que, desde 1989, não há notificação de casos de Pólio no Brasil. As coberturas vacinais contra a doença, entretanto, sofreram quedas sucessivas ao longo dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a cobertura ficou em 77,19%, longe da meta de 95%. Já a capital paraibana, ultrapassou a meta preconizada para vacinação e atingiu a marca de 95,79% de crianças vacinadas.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais para vacinação neste sábado (22) em João Pessoa:

Home Center Ferreira Costa

– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)

– Covid-19 XBB (Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário)

Shopping Sul

Shopping Tambiá

– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos)

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência