Monitoramento

João Pessoa apresenta baixo risco para infestação do Aedes aegypti segundo pesquisa

01/11/2022 | 17:00 | 1134

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, realizou entre os dias 17 e 21 de outubro deste ano, mais uma edição do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa). De acordo com a pesquisa, João Pessoa apresenta baixo risco para infestação do mosquito, com o Índice de Infestação Predial (IPP) marcando 0,3%.

O LIRAa é uma pesquisa desenvolvida por meio de amostragem e tem com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros da Capital. “Para o levantamento, os 64 bairros são divididos em 29 áreas, também chamadas de estratos. O resultado indica que, a cada 100 imóveis pesquisados, 0,3 possuem risco de reprodução do mosquito”, explica a Gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Pollyana Dantas.

De acordo com o levantamento, apenas duas áreas apresentam médico risco para infestação do Aedes, que englobam os bairros de Mangabeira, Róger, Bairro dos Estados e Bairro dos Ipês. As demais apresentaram baixo risco e nenhum tem risco elevado. Ainda de acordo com o estudo, a maioria dos focos encontrados eram em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos

Com o resultado do LIRAa, a SMS intensificará as ações de combate ao mosquito causador das arboviroses, principalmente nos bairros com índices de maior proliferação.

“As equipes de agentes de combate a endemias serão direcionadas para essas áreas com intuito de iniciar uma cobertura total através de arrastões. Durante essas atividades, onde houver necessidade, os agentes estarão realizando a aplicação de larvicida para eliminar focos e borrifações direcionais em pontos estratégicos com bombas perifocais de amplo alcance. Também estaremos solicitando ao governo do estado, ciclos do fumacê para reforçar as ações”, destaca Pollyana Dantas.

Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença.

Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número 3214-5718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pular para o conteúdo