Praça Rio Branco
Joab Sax apresenta clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo no Sabadinho Bom
15/09/2022 | 16:00 | 667
O saxofonista Joab Andrade, conhecido profissionalmente como Joab Sax, é a atração do Sabadinho Bom deste final de semana, e promete um repertório recheado de clássicos do choro, com grandes sucessos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. O instrumentista também vai apresentar composições próprias. O evento começa ao meio-dia deste sábado (17), na Praça Rio Branco, no Centro.
Nesse espetáculo, estarão com ele os músicos Potyzinho Lucena, no cavaquinho; Eduardo Fiorussi, no violão sete cordas; Moura, no pandeiro; e Chico Santana, na percussão.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, entende que a importância do Sabadinho Bom é múltipla. Primeiro, pelo benefício que traz à cultura local e à população. Ali, segundo ele, as pessoas têm a certeza de diversão e música de qualidade num espaço público agradável. De acordo com Marcus, uma característica do Sabadinho Bom é que, assim que ele termina, as pessoas continuam no centro da cidade se divertindo em outros ambientes como na General Osório e na Praça Antenor Navarro.
“Isso é muito bom porque o evento se torna um fator agregador de culturas, mas também no aspecto econômico porque está ajudando a desenvolver economicamente a região do Centro Histórico. Todo sábado, temos a certeza de uma grande movimentação de populares que vão ao Sabadinho e se espraiam no entorno da Praça Rio Branco, movimentando a economia local para os comerciantes, donos de bares e restaurantes. Isso é muito importante também”, destacou Marcus Alves.
Joab Sax diz que essa apresentação é extremamente importante na sua carreira artística, pois marca um reencontro com o Sabadinho Bom e com o choro de forma geral, estilo que, para ele, mais representa a alma do povo brasileiro e com o qual tem uma conexão desde criança, ouvindo o pai e o irmão tocarem. “Acredito que devo tudo à influência deixada pelos grandes nomes do choro, sobretudo o Pixinguinha, o grande precursor da música genuinamente brasileira”, enfatiza.
Para o artista, a expectativa é sempre a melhor possível. “É de emoção e ansiedade. Poder me reconectar com amigos e grandes músicos pessoenses para tocar música brasileira é simplesmente fantástico”, declara.
O músico afirma que acompanha sempre o Sabadinho Bom e toda sua repercussão através das redes sociais. “O projeto é de extrema importância para a música brasileira, para a sociedade em geral, promovendo lazer, cultura e oportunidade de trabalho para muitos. Logo, tem caráter social e educativo, pois resgata o que há de mais belo dentro de nossa música popular brasileira”, completa.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
funjope -
Tags
funjope joab sax sabadinho bom