Semana do Aleitamento Humano

Instituto Cândida Vargas realiza palestras com mães internadas na unidade

18/05/2023 | 19:00 | 681

A Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano, organizada pelo Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, realizou, durante todo o dia desta quinta-feira (18), palestras nos alojamentos da unidade sobre a importância do aleitamento materno nas enfermarias. As atividades continuam nesta sexta-feira (19).

Segundo Ana Beatriz da Cruz Ferreira, mãe do Método Canguru da maternidade, as ações realizadas pela Semana de Aleitamento Humano têm feito a diferença em sua vida e para a sua criança. “Essas atividades são gratificantes, pois a ajuda do banco de leite me fez aumentar a produção de leite e assim ofertar uma maior quantidade para o meu bebê. Hoje, meu bebê só se alimenta do meu leite, que era pouco”, disse.

Outra mãe também constatou a ajuda humanizada do Banco de Leite. É o caso de Enivania Condulino, que fez questão de oferecer seu depoimento. “Meu bebê precisou do banco de leite pelo período em que o meu leite ainda não estava sendo produzido em quantidade suficiente. Agradeço muito a toda essa equipe de apoio. É muito importante para nós, mães de bebês prematuros, esse acolhimento. Hoje, minha criança está só mamando e estou muito feliz, estamos de alta e vamos para casa”, contou.

Dentro das atividades realizadas durante esta quinta-feira, foi criada uma força-tarefa para prospectar novas possíveis doadoras de leite humano para o Banco de Leite Drª Zilda Arns, do ICV. As enfermeiras Inês Alves e Iris Emanuelle foram as responsáveis por essas atividades.

“A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno ainda continua na Maternidade Cândida Vargas ao longo desta semana. Hoje, ainda teremos outras atividades no período da noite”, lembrou a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.

Doação – O Banco de Leite Zilda Arns realiza as atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar ou falar pelo WhatsApp (83) 99647-7511 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então, coleta o leite em um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite.