Folia

Instituto Cândida Vargas promove manhã de alegria carnavalesca para pacientes com o ‘Bloco ICV’

17/02/2023 | 13:30 | 608

Uma manhã diferente nos setores e corredores da maternidade. A equipe do Método Canguru, do Instituto Cândida Vargas (ICV), realizou, nesta sexta-feira (17), uma atividade lúdica, por meio do Bloco ICV, que contagiou as mães, bebês, acompanhantes e profissionais da instituição, neste período de Carnaval. Durante a ação, foram homenageados um bebê e uma mãe atendidos no local.

O objetivo da ação foi criar um momento lúdico para comemorar o carnaval, levando alegria e entretenimento para pacientes, familiares e profissionais da saúde. Os profissionais e pacientes se vestiram de fantasias e adereços carnavalescos, como colares de carnaval, máscaras e tiaras coloridas. Os recém-nascidos usavam fantasias de super-heróis.

A secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janine Lucena, destacou o tema da gestão, que é o de cuidar das pessoas. “É exatamente esse cuidado, esse carinho que levamos às pessoas atendidas na nossa gestão. Fico muito feliz ao chegar aqui e ver esse projeto, que foi criado na primeira gestão do prefeito Cícero Lucena e foi premiado à época. A gente vê esses bebês sendo cuidados com tanto amor e carinho, pela gestão do ICV, pois tem esse olhar diferenciado, com gesto de cuidar um pouco mais”, enfatizou.

Jéssica Vasconcelos, que está com seu filho na maternidade desde o dia 29 de janeiro, elogiou o Bloco ICV e agradeceu a equipe. “Só temos que elogiar as enfermeiras, as técnicas, pois são pessoas eficientes. Aqui somos cuidadas em todos os momentos e os nossos bebês também. É maravilhoso ver ele lindo, todo no clima de carnaval”, disse.

Segundo a diretora médica do ICV, Juliana Soares, ações como essa contribuem na integração e cuidado das mães e recém-nascidos. “Essas mães passam muito tempo na maternidade e ter esses momentos de integração com a equipe, com alegria entre as pessoas, acho que faz muito bem para o bebê e para a mãe, pois chega mais leite para elas oferecerem as suas crianças”, contou.

O Bloco teve a sua concentração no Setor do Método Canguru e saíram desfilando por toda a maternidade, com marchinhas de carnaval e muita alegria, contagiando a todos os presentes. O ICV realiza essa ação há mais de 10 anos, com pausa, durante dois anos, devido à pandemia, mas teve seu retorno esse ano, com muito mais força, inovação e alegria.