Protocolo Meows

Instituto Cândida Vargas promove capacitação para oferecer mais segurança das pacientes

24/04/2023 | 15:00 | 637

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte Rede de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), um curso do protocolo Meows, que é um Sistema de Alerta Obstétrico Precoce Modificado. O curso foi oferecido no auditório do ICV e contou com a presença dos profissionais da instituição.

A capacitação se propõe oferecer o conhecimento sobre o protocolo Meows, que é uma série de ações que visam alertar precocemente qualquer sinal de piora clínica nas gestantes/puérperas, assim aumentando a segurança e fazendo com que as ações sejam mais rápidas, eficazes e antes de uma piora real.

Para Aline Marques, enfermeira da UTI materna do ICV, a capacitação foi importante para agregar mais conhecimentos. “Essa é uma ferramenta muito importante em nosso serviço, pois se alcançar o cuidado adequado na gestante que abre um quadro de alerta, é imprevisível. Esse protocolo é baseado nos parâmetros dos sinais vitais, que tem a finalidade da detecção precoce”, contou.

De acordo com a organização do curso, é importante alertar os profissionais para alterações dos sinais vitais e clínicos que possam anteceder uma piora do quadro clínico. “O curso não é único, é uma implementação de medida e tomada de ações, um esforço coletivo e continuado, com aulas práticas e teóricas, posterior checagem de aprendizado e verificação da adesão dos profissionais”, disse o organizador do curso, o médico do ICV, Breno Gracioso.

O curso está sendo oferecido gratuitamente aos colaboradores do Instituto Cândida Vargas por uma equipe de médicos e enfermeiros, com a participação da direção e coordenadores de setor. A primeira aula foi dada pelo médico Breno Gracioso, que ficará à frente da capacitação e checagem.

Pular para o conteúdo