Acompanhamento nutricional

Instituto Cândida Vargas garante alimentação saudável para as pacientes

23/01/2022 | 13:00 | 1229

Garantir uma alimentação saudável é um dos objetivos do setor de nutrição do Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa. O cardápio é planejado de forma mensal e ajustado durante a semana. O ICV oferece café da manhã, almoço, lanches, jantar e ceia, seguindo as regras de adequação e harmonização.

Quem gostou da comida servida pela equipe do ICV foi a paciente Maria de Fátima Queiroz, que está internada na UTI Materna. “Até agora estou achando ótimo, pois é uma comida de boa qualidade, vem no horário certinho. Além disso, vem sempre aquilo que a gente deseja comer, sendo uma comida saudável e de boa qualidade. Só tenho a agradecer à maternidade por tudo”, disse.

A coordenadora de nutrição do ICV, Madeline Azevedo, disse que essa é a missão da equipe, oferecer aos pacientes uma alimentação que segue as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais, sendo observada, calculada e ajustada a todos os macronutrientes. “A gente tem esse papel de aconselhar, ajustar e indicar um modo saudável de se alimentar, tanto para as mulheres saudáveis como as pacientes que tem algum problema de saúde, problemas esses mais comuns são: diabetes mellitus gestacional, hipertensão arterial e sintomas mais significativos é a constipação”, contou.

O trabalho do nutricionista na maternidade é feito a partir das visitas constantes nos três turnos, envolvendo diálogo e anamnese clínica, passando os relatos para os prontuários e mapas de copeiras. Na produção, as nutricionistas acompanham as copeiras que por sua vez são treinadas pelo setor nutricional, fazendo sempre ajustes.

Segundo a coordenadora, a nutrição de produção cuida da parte da fiscalização, monitoramento do processo de higienização, pré-preparo, preparo, cocção e distribuição, averiguando sempre a postura e uso dos EPI’S. Esses conjuntos de regras e normas faz com que a nutrição tenha uma boa qualidade em termos técnicos e analíticos, no que se diz respeito a aceitação, levando em conta a aceitação pessoal dos pacientes e acompanhantes.

Cardápio – É elaborado pela equipe de nutrição e é servido com salada, feijão, arroz ou macarrão e frutas. “Existem algumas pacientes que precisam de maior quantidade de proteínas e outras que necessitam de menos lipídios em seu porcionamento e tudo isso é averiguado e inserido através da leitura das copeiras no mapa”, revelou Madeline Azevedo.

No processo de internação as pacientes são preparadas para seguirem nas mesmas condutas em suas residências. Algumas que precisam de um cuidado mais personalizado, elas são orientadas a procurar uma unidade de saúde da família mais próxima de sua residência para serem encaminhadas a um ambulatório.