'Saúde em Nossas Mãos'

Instituto Cândida Vargas é selecionado para projeto nacional que visa melhorar a segurança do paciente

17/08/2021 | 16:33 | 1412

Reduzir infecções e melhorar a segurança do paciente. É com esse foco que o Instituto Cândida Vargas, que faz parte da Secretaria de Saúde de João Pessoa, foi selecionado para fazer parte do projeto colaborativo “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. Em todo o país, foram 204 hospitais selecionados, que vão receber suporte durante 24 meses.

Este projeto tem o objetivo prioritário de prover o suporte técnico e metodológico para as unidades de terapia intensiva de hospitais selecionados, que visa aprimorar o desempenho na segurança do paciente, por meio da aplicação de diretrizes de práticas seguras para prevenção de infecção. A previsão é que as atividades sejam iniciadas a partir do início de setembro, com a sensibilização dos profissionais internos para a devida consciência dos papéis, da hora de trabalho e da metodologia.

“Essa parceria vai nos ajudar a melhorar indicadores que auxiliam na melhora na qualidade da assistência. Os iniciantes vão ajudar a diminuir infecção hospitalar provocada por contaminação da corrente sanguínea, infecção por acesso venoso central ou periférico e consequentemente diminuição da mortalidade infantil dentro da maternidade”, disse a médica do ICV, Juliana Soares.

Durante dois anos, uma unidade de terapia intensiva do Instituto Cândida Vargas será acompanhada e a equipe terá o suporte educativo para aprimorar as práticas seguras na UTI. Será um período de trabalho e desenvolvimento profissional para atingir o objetivo de cuidar dos pacientes com segurança, evitar infecções e desperdícios do SUS.

O suporte técnico será oferecido pelo conjunto dos 6 Hospitais do Proadi-SUS (Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês), com uso da metodologia do Modelo de Melhoria e BTS (Breakthrough Series) desenvolvida pelo IHI (Institute for Healthcare Improvement).

Cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos hospitais membros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e pelo Ministério da Saúde, sendo ambos responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como pelo suporte contínuo e visitas. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde do Brasil.

Serão aplicadas algumas estratégias de interação: sessões de aprendizagem presencial (SAP) ou sessões de imersão virtual (SIV), sessões de aprendizagem virtual (SAV) acompanhamento e facilitação virtual, plataforma de dados e de materiais educativos, espaço de integração (site).

Pular para o conteúdo