Novos especialistas
Instituto Cândida Vargas celebra formatura dos residentes nesta quinta-feira
01/03/2023 | 15:00 | 625
Celebrando as conquistas. O Instituto Cândida Vargas (ICV), realiza, nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, a formatura da turma de residência em Ginecologia e Obstetrícia. Esses programas representam um grande avanço para o serviço, pois estes profissionais se dedicam dia e noite às usuárias e a seus filhos. A cerimônia acontece no auditório do ICV.
A formatura está diretamente relacionada com a Comissão de Residência Médica (Coreme) municipal e com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, como órgão acadêmico. Antes da formatura, às 17h, acontece a banca de defesa do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR), da médica Karita Morrana, e em seguida, às 19h, o evento de abertura das atividades. Logo após, será servido um coffee break.
O Instituto Cândida Vargas conta com dois programas de residência médica – um em Neonatologia, uma subespecialidade da pediatria, tendo como coordenadora a doutora Juliana Sousa Soares, e um programa em Ginecologia e Obstetrícia, sendo coordenada pela doutora Tatiana Viana Fragoso Vieira.
“O serviço de nossa maternidade experimenta um momento de grande melhoria, na assistência ao parto, e ao nascimento, com a presença destes residentes, pois aumentaram muito a qualificação dos plantonistas, pela necessidade em atualizações em procedimentos médicos”, disse a coordenadora do Programa de Residência do ICV, Tatiana Vieira.
Ainda segundo a coordenadora, os residentes representam um grande marco na medicina na maternidade e no município de João Pessoa. “Na vida profissional destes residentes, esse período representa uma especialização com reconhecimento do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Medicina, concedendo a eles o direito ao Registro de Qualificação de Especialidade, hoje extremamente importante para o médico atuante”, contou Tatiana.
Residência Médica – é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A residência é caracterizada pela formação em serviço, sob a orientação de médicos especialistas com alta qualificação profissional e ética. A entrada em um programa de residência médica acontece mediante aprovação em um processo seletivo.
O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação, mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977. Atualmente, no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) existem 907 instituições que ofertam 6.449 Programas de Residência Médica no Brasil.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Dayse Euzébio -
Secretarias
sms -
Tags
formação de residentes ICV instituto cândida vargas maternidade saúde