Cultura e turismo

Inscrições para Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa estão abertas até 30 de setembro

16/09/2020 | 15:37 | 476

Permanecem abertas as inscrições para o Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa, que este ano tem como tema: “A solidariedade e a valorização das coisas do lugar, na forma de soluções para necessidades e anseios em tempos de isolamento”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas por meio do link do Prêmio no site: Joãopessoacriativa.com.br https://bit.ly/2OSmfYv. Lá vai ter um espaço para o candidato colocar os dados pessoais, descrever o problema em 600 palavras, a solução e ainda um vídeo e cinco imagens em pdf.

Serão premiadas iniciativas referentes às sete áreas definidas pela Unesco: artes midiáticas (jogos, aplicativos); arte popular e artesanato (produtos tridimensionais feitos à mão); cinema (roteiros, videoclipes, documentários); design (projetos de design em todas as áreas); gastronomia (produtos e serviços gastronômicos de entrega doméstica); literatura (contos, ensaios, crônicas, publicações virtuais) e música (apresentações musicais durante a quarentena, composições musicais).

O prêmio é uma realização do Laboratório de Inovação Cultural (Labin), dentro das ações do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem o objetivo de premiar as melhores ideias, sejam na forma de produtos ou serviços inovadores, que foram criados em decorrência do isolamento social obrigatório causado pela Covid-19 (coronavírus).

Haverá ainda uma exposição virtual e os vencedores serão eleitos através de votação pública online. Acesse o link http://joaopessoacriativa.com.br/criativos/ para ler o edital e fazer sua inscrição.

João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria design, e Paraty (RJ), na gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.

No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de design industrial desde a década de setenta, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente. Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do país e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.

No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em gastronomia, Curitiba (PR) em design, Salvador (BA) em música e Santos (SP) no cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do artesanato e artes folclóricas, há também categorias de design, gastronomia, cinema, literaturas, artes midiáticas e música.

SERVIÇO:

PRÊMIO CRIATIVOS

Tema: Artesanato e Gastronomia

Inscrições gratuitas – link: https://bit.ly/2OSmfYv.

Até 30 de setembro de 2020

Exposição e votação virtual: 1 de Outubro até 30 de novembro de 2020

Divulgação dos premiados: 15 de dezembro de 2020 Mais informações: http://joaopessoacriativa.com.br/criativos/