Início do projeto “Semob nas Ruas” marca ações educativas do primeiro trimestre

02/04/2019 | 16:36 | 1428

A educação e conscientização das responsabilidades de cada indivíduo no trânsito é uma das estratégias da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para promover uma maior segurança viária na Capital. Nos três primeiros meses deste ano, se destaca entre estas atividades o início do projeto “Semob nas Ruas”, além do programa Paz no Trânsito e as ações educativas nos blocos carnavalescos.

O projeto “Semob nas Ruas” visita os bairros da cidade levando dicas de comportamento e reforçando leis de trânsito. As equipes da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) já visitaram os bairros de Tambaú, Bessa, Centro, Cruz das Armas e Jaguaribe. A intenção é que até dezembro todos os bairros da cidade tenham sido visitados com abordagens sobre as atitudes de condutores e pedestres que têm causado mais problemas nas vias.

Paz no Trânsito – No mês de janeiro, a Semob promoveu ainda a semana comemorativa pelo Dia Municipal da Paz no Trânsito, o dia 24. Durante a campanha foram levantados temas como o uso do celular ao volante, o excesso de velocidade e a travessia na faixa de pedestres.

A população aprovou a campanha, como é o caso da aposentada Alice Sales, de 56 anos, que já esteve envolvida em um acidente.  “Outro veículo quase se chocou conosco porque o motorista estava usando o celular. Foi um livramento, mas não podemos acreditar que vai ser assim sempre”, afirmou.

Semob Folia – As prévias carnavalescas, período em que acidentes no trânsito costumam ficar mais frequentes, também foram palco para ações educativas. A equipe da Died esteve nos cinco principais blocos da cidade abordando diversos temas, como a incompatibilidade entre álcool e direção, o uso do cinto de segurança e o uso do celular ao volante. “Este é um tema que tem sido recorrente pelo excesso de danos que este comportamento tem causado”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.

Além de todas as atividades especiais e dos novos projetos, o setor de Educação para o Trânsito, vinculado à Diretoria de Operações, manteve seu calendário de atividades em escolas e empresas, com palestras e ações educativas.